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Título: Análise de um pré-tratamento de dados baseado em valores limiares de amplitude na textura de superfícies brunidas
Título(s) alternativo(s): Analysis of a data pretreatment based on amplitude thresholds in the texture of honed surfaces
Autor(es): Andreatta, Bruno Henrique
Orientador(es): Pintaúde, Giusepe
Palavras-chave: Brunidura
Cilindros
Aspereza de superfície
Motores de combustão interna
Engenharia mecânica
Honing
Cylinders
Surface roughness
Internal combustion engines
Mechanical engineering
Data do documento: 26-Jun-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: ANDREATTA, Bruno Henrique. Análise de um pré-tratamento de dados baseado em valores limiares de amplitude na textura de superfícies brunidas. 2017. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
Resumo: O conjunto pistão, anéis e camisa de cilindro pode ser considerado como um dos grupos de função mais importante para os motores a combustão interna, devido ao fato de estar totalmente atrelado a potência produzida a partir do processo de combustão proveniente de um ciclo térmico de operação e, ao mesmo tempo, também sendo relacionado as perdas de energia, principalmente por atrito, que são originadas pelo contato dos anéis dos pistões com o cilindro e/ou camisa de cilindro. Uma das principais demandas da indústria automobilística, e de geradores industriais, é a redução dessas perdas por atrito, afim de se melhorar a eficiência de funcionamento, bem como a reduzir o consumo de combustível e atender os níveis de emissões de poluentes que são exigidos pelos órgãos reguladores/regulamentadores. Deste modo, o estudo do contato mecânico desse conjunto mecânico se mostra de relevância científica, onde os atuais modelos de contato mecânico (Greenwood e Williamson, por exemplo) trazem como premissa inicial superfícies que possuam distribuição de alturas de asperezas com comportamento gaussiano. Deste modo, o objetivo deste trabalho é voltado a análise de um pré-tratamento baseado em valores limiares, para picos, quando aplicados na topografia de superfície brunidas e seu efeito na distribuição de alturas e simetria estatística das mesmas e, também o comparativo entre o emprego de filtros gaussianos em superfícies com e sem os recortes limiares de amplitudes de asperezas.
Abstract: The piston, piston-ring and cylinder liner assembly can be considered as one of the most important function groups for internal combustion engines, due to the fact that is totally related to the power produced from the combustion process from a thermal operating cycle and at the same time the energy losses, especially by friction, which are caused by the contact of the piston-rings with the cylinder and / or cylinder liner. One of the main demands of the automobilist industry and of industrial generators is the reduction of these losses by friction, in order to improve the efficiency of operation, as well as to reduce fuel consumption and to meet the emission levels of pollutants that are required by the Regulatory agencies. In this way, the mechanical contact of this mechanical unit is shown to be of scientific relevance, where the current mechanical contact models (Greenwood and Williamson, for example) bring as premise surfaces that have a distribution of Gaussian behavioral heights. Thus, the objective of this work is to analyze a pretreatment based on threshold values, for peaks, when applied to surface topography and its effect on the distribution of heights and statistical symmetry of the same, and also the comparison between the use of Gaussian filters on surfaces with and without the threshold cut-offs of roughness amplitudes.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9367
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