Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9404
Título: Estudo numérico do escoamento bifásico líquido-gás em distribuidor aplicado à indústria de petróleo
Autor(es): Rodrigues, Carolina Cimarelli
Orientador(es): Santos, Paulo Henrique Dias
Palavras-chave: Dinâmica dos fluidos
Escoamento bifásico
Modelos matemáticos
Escoamento multifásico
Engenharia mecânica
Fluid dynamics
Two-phase flow
Mathematical models
Multiphase flow
Mechanical engineering
Data do documento: 25-Nov-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: RODRIGUES, Carolina Cimarelli. Estudo numérico do escoamento bifásico líquido-gás em distribuidor aplicado à indústria de petróleo. 2016. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
Resumo: A presença de mais de uma fase no escoamento pode prejudicar processos ou equipamentos originalmente projetados para escoamentos monofásicos, como por exemplo o bombeamento de líquido ou compressão de gás. A fim de se evitar esses problemas, são utilizados separadores bifásicos líquido-gás no processo de separação na indústria petrolífera, entretanto esses separadores atualmente têm grandes dimensões, dificultando o manuseio, instalação e manutenção desses equipamentos. Uma alternativa para reduzir a geometria dos separadores é a implementação de um distribuidor. Neste trabalho foi estudado a dinâmica de um escoamento bifásico líquido-gás vertical ascendente em um distribuidor, com auxílio de simulações numéricas tridimensionais e transientes. O escoamento foi modelado como 3D transiente, foi utilizado o modelo de dois fluidos euleriano-euleriano não homogêneo, junto com o modelo de turbulência SST (Shear Stress Transport) e o esquema compressivo para a captura da interface líquido-gás. Na modelagem numérica foi utilizado o método dos volumes finitos baseados em elementos finitos através do software ANSYS–CFX 15.0. Através das simulações, as vazões, as velocidades (axial e média) e as distribuições das fases na câmara ciclônica e nas saídas do distribuidor foram analisadas.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9404
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_DAMEC_2016_2s_10.pdf
  Disponível a partir de 2021-12-06
3,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir Solicitar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.