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Título: Análise da gestão por competências em uma organização pública
Autor(es): Volaco, Talisia Carolina Marcelle
Orientador(es): Tonon, Leonardo
Palavras-chave: Organização - feedback
Administração pública
Administração de pessoal
Competências essenciais
Administração
Organization - feedback
Personnel management
Personnel management
Core competencies
Management
Data do documento: 26-Nov-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: VOLACO, Talisia Carolina Marcelle. Análise da gestão por competências em uma organização pública. 2015. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: O objetivo deste trabalho é avaliar o processo de implementação da Gestão por Competência em uma organização pública na cidade de Curitiba-PR. Os objetivos específicos são: pesquisar o histórico de implementação, identificar os desafios na implantação e analisar a percepção dos envolvidos quanto ao processo e os resultados obtidos após a instituição deste modelo de gestão. A metodologia da pesquisa é de cunho qualitativo e se realizou por meio de entrevistas semiestruturadas com gestores e alguns funcionários de três departamentos da organização. A Gestão por Competências teve sua implementação em 2011 e é utilizada como mecanismo de avaliação de desempenho. A percepção dos servidores é positiva e como resultado apresenta-se a possibilidade do feedback e o engajamento dos servidores, com redução das resistências, embora ainda estejam presentes. Foram observadas como maiores dificuldades o conhecimento da metodologia e do conceito, bem como da divulgação dos benefícios de tal estratégia a todos servidores. Outro ponto que merece destaque consiste na dificuldade de mudança de cultura, principalmente por servidores mais antigos. Apesar dos resultados, o processo é considerado muito recente e necessita de melhorias.
Abstract: The purpose of this study is to evaluate the implementation process Management by Competence in a public organization in the city of Curitiba-PR. The specific objectives are to research the implementation history, identify challenges in implementation and analyze the perception of those involved as to the process and the results obtained following the imposition of this management model. The research methodology is of qualitative nature and was conducted through semi-structured interviews with managers and some employees from three departments of the organization. The Management Skills had its inception in 2011 and is used as a performance evaluation mechanism. The perception of the servers is positive and as a result shows the possibility of feeback and engagement of servers, reducing the resistance, although it is still present. The knowledge of the methodology and the concept as well as the dissemination of the benefits of this strategy to all servers were seen as the greatest difficulties. Another point worth mentioning is the difficulty of changing the culture, especially for older servers. Despite the results, the process is considered very new and needs improvement.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9443
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