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Título: Governança de políticas públicas no município de Curitiba: a expansão do modal cicloviário
Título(s) alternativo(s): Governance of public policy in Curitiba city: the expansion of modal cicloviário
Autor(es): Duwe, Letícia
Orientador(es): Oliveira, Antônio Gonçalves de
Palavras-chave: Mobilidade residencial
Ciclovias
Governança corporativa
Administração municipal - Curitiba (PR)
Administração
Residential mobility
Bicycle trails
Corporate governance
Municipal government - Curitiba (PR)
Management
Data do documento: 11-Dez-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: DUWE, Letícia. Governança de políticas públicas no município de Curitiba: a expansão do modal cicloviário. 2015. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso II propôs expor os fatos relacionados ao uso da bicicleta, procurando mostrar as políticas públicas para incentivo ao modal cicloviário e como esta política influenciou a expansão da ciclomobilidade no município de Curitiba. Por meio de análises sobre o Estado brasileiro, as políticas públicas e a governança, entende-se como acontece a execução da política pública de mobilidade urbana, especificamente na cidade de Curitiba, uma vez que esse município é o objeto deste estudo. O objetivo geral do trabalho é identificar o que se tem realizado para efetivação de políticas públicas de mobilidade urbana que possibilitam o uso da bicicleta, no município de Curitiba. A delimitação é realizada pela análise somente das estruturas relacionadas ao bem público, isto é, as que pertencem a todos os cidadãos que habitam determinado território. Os instrumentos metodológicos utilizados são, respectivamente, o método bibliográfico documental e a pesquisa de campo na forma de observação. Nas pesquisas de cunho bibliográfico, pretendeu-se buscar, tanto em livros, como em sites, artigos, teses e dissertações, maneiras de explicar quais são as relações governamentais no âmbito municipal, para que haja o reconhecimento das demandas da população. Nos resultados, o que se esperou foram respostas que esclareçam o problema de pesquisa, tal qual o pressuposto desse trabalho. Os resultados foram pautados em fotos registradas pela própria autora, para que fossem expostas as ações diretas e indiretas ao incentivo do modal cicloviário em Curitiba. Na conclusão, procurou-se ressaltar quais foram os pontos fortes e fracos da pesquisa, juntamente com uma análise crítica sobre os resultados, sugerindo novas pesquisas na área da ciclomobilidade, principalmente focando nos usuários deste modal.
Abstract: This course conclusion work II proposed state the facts related to the use of the bicycle, trying to show the public policies for encouraging modal cicloviário and how this policy has influenced the expansion of ciclomobilidade in Curitiba. Through analysis of the Brazilian government, public policy and governance, it is understood as in the execution of public policy on urban mobility, specifically in the city of Curitiba, since this municipality is the object of this study. The overall objective is to identify what you have done for effective implementation of public policies for urban mobility that enables the use of bicycles in the city of Curitiba. The delimitation is performed by analysis only related structures to the public good, that is, those belonging to all citizens inhabiting a given territory. The methodological tools used are, respectively, the documentary method bibliographic and field research in the form of observation. In the research literature nature, intended to be sought both in books such as on websites, articles, theses and dissertations, ways to explain what the government relations at the municipal level, so there is recognition of the demands of the population. The results, which were expected answers that clarify the research problem, like the assumption that work. The results were based on photos taken by the author, to be exposed to direct and indirect actions to encourage the modal cicloviário in Curitiba. In conclusion, I tried to point out what were the strengths and weaknesses of the research, along with a critical analysis of the results, suggesting new research in ciclomobilidade, mainly focusing on the users of this modal.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9453
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