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Título: Fundamentos teórico-metodológicos do ensino de análise linguística: uma reflexão sobre as apropriações docentes
Título(s) alternativo(s): Linguistic analysis theoretical and methodological principles: an analysis of teachers’ appropriations
Autor(es): Santos, Gabriela Debas dos
Orientador(es): Gomes, Andréia de Fátima Rutiquewiski
Palavras-chave: Ensino - Metodologia
Língua portuguesa
Análise linguística
Teaching - Methodology
Portuguese language
Linguistic analysis (Linguistics)
Data do documento: 30-Nov-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: SANTOS, Gabriela Debas dos. Fundamentos teórico-metodológicos do ensino de análise linguística: uma reflexão sobre as apropriações docentes. 2015. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português-Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: Com um cenário escolar cujos problemas existentes consistem, em grande parte, no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, mostra-se especialmente necessário o cuidado, por parte dos professores, com as metodologias e práticas utilizadas em sala de aula. No que tange ao ensino de língua portuguesa como língua materna, o desafio é o mesmo, já que o docente deve proporcionar ao aluno atividades linguísticas reflexivas e instigantes, originadas de situações reais de uso. A partir disso, este trabalho tem como objetivo realizar uma pesquisa acerca dos princípios teórico-metodológicos do ensino de análise linguística - articulada à leitura e à produção textual - e investigar as apropriações sobre o tema apresentadas por professores de língua portuguesa do ensino fundamental II. Para tanto, foram realizadas cinco etapas de pesquisa: 1. Estudo de documentos oficiais (BRASIL, 1998; PARANÁ, 2008) que norteiam o ensino de língua portuguesa; 2. Estudo bibliográficos sobre a concepção de linguagem envolvida no ensino da língua (BAKHTIN, 1997[1979]; 2006[1973]; 2013[1997]) e sobre os princípios teórico-metodológicos da prática de análise linguística (GERALDI (1997[1991]; 2001[1984]); TRAVAGLIA (2002); FRANCHI (1987; 2006); MENDONÇA (2006); KEMIAC E ARAÚJO (2010); BEZERRA E REINALDO (2013); e ANTUNES (2007; 2014)); 3. Elaboração do questionário para aplicação; 4. Coleta das informações, realizada por meio da aplicação do questionário, provenientes de um grupo composto por 12 professores da rede pública de ensino do Estado do Paraná; e 5. Análise dos dados a partir da sistematização dos resultados. A reflexão, por sua vez, permitiu observar que há, ainda, um considerável desconhecimento (por parte dos professores) sobre os princípios do ensino de análise linguística. Ao mesmo tempo em que alguns docentes têm conhecimento da existência e dos postulados básicos dessa prática, falta a eles um conhecimento específico e aprofundado, capaz de contribuir de modo definitivo para a sua efetivação em sala. Em vista disso, a transposição dos princípios teórico-metodológicos sobre a análise linguística (necessários em sala de aula) mostra-se ainda impossibilitada à prática docente atual.
Abstract: With a school background whereupon problems consist, most of the time, in the development of teaching and learning process, it is especially required the adjustment, by the teachers, of the methodology which is most effective. With regard to Portuguese language teaching, the challenge of adjustment is the same, since teachers must offer students an education that conforms to their reality and realize reflexive linguistic activities. Considering this, this term paper aims to realize a research about linguistic analysis theoretical and methodological principles, and investigate teachers’ appropriations of this practice. Therefore, this study took place in five steps, which were: 1. Study of official documents developed by the Estate to guide Portuguese language teaching; 2. Bibliographical study about language conception involved in linguist analysis (BAKHTIN, 1997[1979]; 2006[1973]; 2013[1997]), and about linguistic analysis theoretical and methodological principles (GERALDI (1997[1991]; 2001[1984]); TRAVAGLIA (2002); FRANCHI (1987, 2006); MENDONÇA (2006); KEMIAC E ARAÚJO (2010); BEZERRA E REINALDO (2013); e ANTUNES (2007; 2014)); 3. Development of a questionnaire to by applied; 4. Data collection, which was realized through the questionnaire application in a group of 12 Portuguese elementary teachers, from Paraná public schools; and 5. Analysis of the data from the systematization of the results. The analysis allowed to observe that there is still a good amount of teaches who are unaware of linguistic analysis principles. While some teachers are aware of the existence and the postulates of this practice, they lack the specific and deep knowledge – which would allow them to actualize the practice in the student’s context. Considering this, the transposition of linguistic analysis theoretical and methodological principles (which are need in class) is unable to happen in the current teaching practice.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9469
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