Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9617
Título: O Balanced Scorecard em uma empresa do comércio varejista de combustíveis
Título(s) alternativo(s): The Balanced Scorecard at a company of a fuel retail trade
Autor(es): Almeida, Leonardo José de
Orientador(es): Bortoluzzi, Sandro César
Palavras-chave: Desempenho - Avaliação
Planejamento estratégico
Padrões de desempenho - Indicadores
Performance - Rating of
Strategic planning
Performance standards - Directories
Data do documento: 20-Abr-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Referência: ALMEIDA, Leonardo José de. O Balanced Scorecard em uma empresa do comércio varejista de combustíveis. 2017. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017.
Resumo: Com o alto nível da concorrência em determinados ramos de serviços, é imprescindível que uma organização tenha um diferencial em relação às outras. Este trabalho teve como objetivo demonstrar como a avaliação de desempenho por meio da ferramenta Balanced Scorecard, pode apoiar na gestão em uma empresa do ramo de comércio de combustíveis, e buscou-se atender todos os objetivos específicos definidos. Juntamente com o gestor da empresa, foi possível conhecer o funcionamento de um posto de combustíveis, seus processos e a partir dele criar o planejamento estratégico, implantar o mapa estratégico e traçar os indicadores de desempenho, visando às quatro perspectivas do BSC. Foi possível comparar com outros estudos relacionados à mesma ferramenta demonstrando a sua importância dentro de uma organização, gerando um aumento da competitividade, permitindo o conhecimento do mercado e os pontos a serem melhorados ou estabelecidos para o sucesso.
Abstract: The high level of competition in some services industries, is also indispensable that a company has a differential compared to other companies. This work aimed to demonstrate how the performance evaluation by means tool Balanced Scorecard, can support in the management at a company of a fuel retail trade, and sought to attend all the specific objectives defined. Together with manager, was possible to know the operation of a gas station, their processes and make the strategic plan, implemented the strategic map and trace de indicators, aiming the four perspectives of BSC. Was possible to compare with other related studies the same tool demonstrating their significance at a company, increased competitiveness, allowing market knowledge and points for improvement or established for success.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9617
Aparece nas coleções:PB - Gestão Contábil e Financeira

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_EGCF_XII_2017_18.pdf1,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.