Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9727
Título: Sistema gerenciador de planejamento de aula on-line: SGPA on-line
Título(s) alternativo(s): On-line classroom management system
Autor(es): Tiepermann Junior, Edson Luiz
Orientador(es): Kossoski, Clayton
Palavras-chave: Planos de aula
Tecnologia educacional
Serviços de informação online
Lesson planning
Educational technology
Online information services
Data do documento: 21-Mai-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Referência: TIEPERMANN JUNIOR, Edson Luiz. Sistema gerenciador de planejamento de aula on-line: SGPA on-line. 2018. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.
Resumo: A atividade de planejamento de aula é uma das mais importantes atividades a serem realizadas pelos docentes. Quando realizada manualmente, é bastante custosa com relação ao tempo requerido para sua elaboração. Este trabalho apresenta um software desenvolvido para auxiliar o planejamento de aula para o ensino infantil. A pesquisa realizada neste trabalho envolveu a aplicação de um questionário a professores de várias instituições de educação infantil, públicas e privadas, no intuito de conhecer as reais necessidades dos docentes na automatização da atividade de planejamento de aulas. Foi constatado que os softwares disponíveis no mercado não atendiam plenamente as necessidades destes docentes e, por isso, a realização de um sistema alternativo se tornou necessária. Além disso, o uso de um sistema para a realização desta atividade também fornece outros benefícios como redução do uso de papel, maior controle sobre o planejamento, possibilidade de compartilhamento com diretores, reaproveitamento de planejamentos, entre outras.
Abstract: Lesson planning is one of the most important activities to be undertaken by teachers. When it is done manually, it can be considered hard working in relation to the time required for its elaboration. This paper presents a software which was developed in order to assist and help the lesson planning of the infantile education. The research done in this study involved a questionnaire that was given to education professionals from diversified institutions, public and private, this questionnaire aim was to understand the teachers’ needs in relation to automation of lesson planning. It was verified that the softwares available in the market did not fully meet the needs of these teachers and, therefore, the realization of an alternative system became necessary. Besides that, the use of a system to perform this activity also provides other benefits, such as reducing the paper use, better control over the planning, possibility of sharing it with the school managers, reuse of planning, among others.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9727
Aparece nas coleções:PG - Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_COADS_2018_1_03.pdf1,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.