Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9747
Título: Narrativas visuais: história em quadrinhos como estratégia de aquisição do signwriting - sistema de escrita de língua de sinais
Título(s) alternativo(s): Visual Narratives: comic strip as signwriting acquisition strategy - sign language writing system
Autor(es): Machado, Milton Cesar de Oliveira
Orientador(es): Guimarães, Cayley
Palavras-chave: Histórias em quadrinhos
Lingua de sinais
Deficientes - Sistemas de impressão e escrita
Narrativa (Retórica) - Recursos audiovisuais
Desenho industrial
Comic books, strips, etc
Sign language
People with disabilities - Printing and writing systems
Narration (Rhetoric) - Audio-visual aids
Design, Industrial
Data do documento: 5-Dez-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: MACHADO, Milton Cesar de Oliveira. Narrativas visuais: história em quadrinhos como estratégia de aquisição do signwriting - sistema de escrita de língua de sinais. 2017. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
Resumo: As pessoas Surdas usam a Língua de Sinais (LS) para a comunicação e outras atividades humanas que envolvem o uso de uma língua. Isto inclui, entre outras possibilidades, a aprendizagem da modalidade escrita, cujo uso potencializa as formas de expressão e registro da língua, sobretudo no contexto educacional. A Libras é um sistema linguístico completo de modalidade visual-espacial e requer um sistema de escrita adequado, capaz de mapear as propriedades da LS e o desafio de tentar representar linearmente sua tridimensionalidade. Dentre as especificidades do processo de alfabetização/letramento dos Surdos, está o fato do ensino e aprendizagem de um sistema de escrita de sinais, com base na premissa que a constituição dos sentidos na escrita decorrerá de processos simbólicos visuais, nos quais a mediação da Língua de Sinais assume centralidade, de forma diferenciada dos encaminhamentos adotados nos sistemas de escrita de línguas orais que se pautam nas relações fonema-grafema. O SignWriting é um sistema de escrita adequado para a natureza visual e espacial das LS e tem sido utilizado como importante ferramenta no processo de aquisição de escrita de crianças Surdas. Diante desse cenário, esta pesquisa tem como objetivo apresentar uma proposta de narrativa visual no gênero História em Quadrinhos (HQ), de modo a introduzir o ensino de aspectos do SignWriting, de maneira mais natural e contextual. Os procedimentos metodológicos da pesquisa envolvem o estabelecimento do contexto e situação comunicacional, apresentação do sinal/enunciado em Libras, elementos composicionais do SignWriting e atividades de escrita de sinais. Como resultados, apresentados foram destacadas a importância da HQ como estratégia pedagógica adequada ao ensino da escrita de crianças e jovens surdos, o uso da LS na narrativa visual, a seleção de sinais icônicos nas primeiras lições de SignWriting e as atividades de prática do traçado da escrita em SignWriting adequadas à faixa etária.
Abstract: Deaf people use Sign Language (LS) for communication and other human activities involving the use of a language. This includes, among other possibilities, the learning of the written modality, whose use enhances the forms of expression and registration of the language, especially in the educational context. Libras is a complete linguistic system of visual-spatial modality and requires a suitable writing system capable of mapping the properties of LS and the challenge of trying to represent linearly its three-dimensionality. Among the specificities of the literacy / literacy process of the Deaf people is the teaching and learning of a system of writing of signs, based on the premise that the constitution of the senses in writing will be based on visual symbolic processes, in which the mediation of Language of Signals assumes centrality, in a different way from the referrals adopted in the oral language writing systems that are based on phoneme-grapheme relations. SignWriting is a writing system suitable for the visual and spatial nature of LS and has been used as an important tool in the process of writing acquisition of deaf children. Given this scenario, this research aims to present a proposal of visual narrative in the genre History in Comics (HQ), in order to introduce the teaching of SignWriting aspects, in a more natural and contextual way. The methodological procedures of the research involve the establishment of the context and communicational situation, presentation of the signal / statement in Pounds, SignWriting compositional elements and sign writing activities. As results, we highlighted the importance of HQ as a pedagogical strategy appropriate to teaching the writing of deaf children and young people, the use of LS in the visual narrative, the selection of iconic signs in the first lessons of SignWriting and the practice activities of the written in SignWriting appropriate to the age group.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9747
Aparece nas coleções:CT - Tecnologia em Design Gráfico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CODEG_2017_2_21.pdf7,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.