Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9763
Título: Estudo de um dispositivo didático de baixo custo para a medição de força de corte
Título(s) alternativo(s): Study of a didactic device inexpensive for measure of cutting force
Autor(es): Silva, Marlon Cercal da
Vieira, Thiago Camargo
Orientador(es): Salamon, Celso
Palavras-chave: Transdutores
Automação - Aspectos econômicos
Ensino - Meios auxiliares
Arduino (Controlador programável)
Automação Industrial
Transducers
Automation - Economic aspects
Teaching - Aids and devices
Arduino (Programmable controller)
Industrial automation
Data do documento: 25-Nov-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: SILVA, Marlon Cercal da; VIEIRA, Thiago Camargo. Estudo de um dispositivo didático de baixo custo para a medição de força de corte. 2015. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Automação Industrial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: Este trabalho propõe-se a realizar um estudo para viabilizar um dispositivo didático de baixo custo para a medição de força de corte. Nesse contexto criou-se um equipamento baseado nos princípios de um transdutor extensométrico. Foram utilizados no dispositivo um circuito condicionador de sinal, um filtro e um microcontrolador arduino para aquisição de dados. Foi realizado um teste estático em máquina de ensaio com carga conhecida, o qual retratou linearidade e resultados próximos dos valores calculados. Também foi executado um teste dinâmico em um processo de torneamento, no qual os valores adquiridos apresentaram incerteza devido a fatores externos e a limitação do sistema. Verificou-se uma proximidade dos valores obtidos com o valor teórico segundo Kienzle e a norma AWF 158, citados no trabalho. Como resultado, obteve-se um dispositivo de baixo custo que é um potencial vetor para o ensino de força de corte.
Abstract: This work purpose realize a study for enable one didactic device inexpensive for measure of cutting force. In this sense created one equipment based on the principles of a strain gage. They were used in device one signal circuit conditioner, one filter and one microcontroller for data acquisition. It was realize one static test with known load, which portrayed linearity and results near of calculation values. Also it was one dynamic test in turning process, which the acquired values introduce uncertainty due of external factors and a system limitation. It checked one proximity of values obtained with a theoretical values of cutting force. Bring as result of study one device with a potential vector for education and with inexpensive.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9763
Aparece nas coleções:CT - Tecnologia em Mecatrônica Industrial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COMET_2015_2_09.pdf1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.