Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9769
Título: Identidade visual aplicada à sustentabilidade urbana: campanha de conscientização do uso de sacolas plásticas
Título(s) alternativo(s): Visual identity applied to urban sustainability: awareness campaign for the use of plastic bags
Autor(es): Silva, Alisson Stasiak da
Orientador(es): Belini, Ugo Leandro
Palavras-chave: Desenho (Projetos)
Plásticos nas embalagens
Sustentabilidade
Identidade (Psicologia) e comunicação de massa
Conscientização - Campanhas
Sustentabilidade e meio ambiente
Desenho industrial
Design
Plastics in packaging
Sustainability
Identity (Psychology) and mass media
Awareness - Campaigns
Sustainability and environment
Design, Industrial
Data do documento: 18-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: SILVA, Alisson Stasiak da. Identidade visual aplicada à sustentabilidade urbana: campanha de conscientização do uso de sacolas plásticas. 2018. 97 f. Trabalho de Conclusão de Curso(Tecnologia em Design Gráfico) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Este trabalho apresenta o processo de desenvolvimento do Sistema de Identidade Visual de uma campanha de conscientização do uso de sacolas plásticas em supermercados, com o objetivo de criar consciência em sua utilização face problemas ambientais, uso de recursos não renováveis e de deposição incorreta das sacolas. Para isso, partindo da metodologia apresentada por Peón (2003) para o desenvolvimento de Identidades Visuais, buscou-se entender melhor o público alvo através de uma pesquisa direta com clientes em 3 diferentes supermercados de Curitiba-PR para que, através de estratégias de Design e princípios de Ecodesign, pudessem ser desenvolvidas alternativas gráficas para a campanha de conscientização em 3 fases: (I) informar, (II) conscientizar e (III) fornecer alternativas ao uso das sacolas plásticas. Como principais resultados, indica-se o desenvolvimento de elementos como informes, tags, placas, vestuários, displays, caixas verdes e sacolas retornáveis, com atrativa visualidade ao público alvo e para disposição em locais internos à supermercados, satisfazendo preceitos de atual temática voltada à sustentabilidade urbana.
Abstract: This work presents the development of a Visual Identity System for an awareness campaign of using plastic bags in supermarkets, in order to create awareness in its use facing environmental problems, use of nonrenewable resources and improper disposal of bags. For this, starting from the methodology presented by Peón (2003) for the development of Visual Identities, we sought to better understand the target audience through a direct research with clients in 3 different supermarkets in Curitiba-PR so that, through Design strategies and ecodesign principles, graphic alternatives could be developed for the awareness campaign in three phases: (I) informing, (II) raising awareness and (III) providing alternatives to the use of plastic bags. The main results are the development of elements such as reports, tags, plates, clothes, displays, green checkout and returnable bags, with attractive visual to the target public and for disposal in internal locations in supermarkets, satisfying precepts of the current theme focused on urban sustainability.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9769
Aparece nas coleções:CT - Tecnologia em Design Gráfico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CODEG_2018_1_01.pdf59,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.