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Título: O uso do product placement nas produções culturais: uma análise do filme 007 Spectre
Título(s) alternativo(s): The use of product placement in cultural productions: an analysis of the 007 Spectre movie
Autor(es): Sbardelotto, Bruna
Orientador(es): Sousa, Juliana Pereira de
Palavras-chave: Inclusão de produtos nos meios de comunicação
Marketing
Cinema
Publicidade
Administração
Product placement in mass media
Marketing
Motion pictures
Publicity
Management
Data do documento: 4-Nov-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: SBARDELOTTO, Bruna. O uso do product placement nas produções culturais: uma análise do filme 007 Spectre. 2016. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo observar e compreender de que modo a técnica de product placement é utilizada nas produções culturais, mais especificamente no contexto cinematográfico, e como as marcas comerciais são utilizadas nos conteúdos de entretenimento através dessa estratégia. Para dar início a essa visualização é necessário compreender as mudanças no cenário do mundo da comunicação e para que isso ocorra são expostos conceitos básicos sobre Comunicação integrada de Marketing, publicidade e uma posterior contextualização do product placement. Após esse processo será caracterizada essa técnica comunicativa, de maneira mais detalhada, observando suas modalidades e as vantagens e desvantagens de seu uso. Ainda será esclarecido como essa técnica surgiu e de que maneira vem sendo utilizada atualmente. Seu estudo terá como base uma avaliação do mercado cinematográfico, uma vez que o mesmo foi o primeiro a apresentar a estratégia de product placement, além de se tratar de um mercado em ascensão. Dessa maneira se efetivou um estudo de caso sobre o filme 007 Spectre, onde observou-se o aparecimento das marcas, sua relação com o enredo do filme, de que maneira essas marcas comerciais foram expostas e como as mesmas podem ser classificadas. Por fim, apresenta-se, com base no estudo de caso, a identificação da maneira como as marcas são colocadas através da estratégia de product placement e sua influência no desenvolvimento do filme.
Abstract: This course conclusion work aims to observe and understand how the product placement technique is used in cultural productions, specifically in cinematic context, and how trademarks are used in entertainment content through this strategy. To start this view is necessary to understand the changes in the communications world stage and for this to occur are exposed basic concepts of integrated communication Marketing, advertising and a later contextualization of product placement. After this process will be characterized this communication technique in more detail, observing their methods and the advantages and disadvantages of their use. It will be clarified how this technique came about and how is currently being used. This study will be based on an assessment of the movie market, since it was the first to present a product placement strategy, and it is a growing market. Thus was accomplished a case of study of the 007 Spectre movie, where there was the appearance of the brands, their relationship with the plot of the film, how these trademarks were exposed and how they can be classified. Finally, it is presented, based on the case of study, the identification of the way marks are placed through product placement strategy and its influence on the development of the movie.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9810
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