Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9891
Título: Razão e emoção: a influência da afetividade na aprendizagem da matemática segundo alguns professores que ensinam matemática
Título(s) alternativo(s): Reason and emotion: the influence of affection in mathematics learning according to some professionals who teach math
Autor(es): Marzagão, Mayara Andressa
Orientador(es): Vertuan, Rodolfo Eduardo
Palavras-chave: Análise de interação na educação
Matemática - Estudo e ensino - Aspectos psicológicos
Construtivismo (Educação)
Interaction analysis in education
Mathematics - Study and teaching - Psychological aspects
Constructivism (Education)
Data do documento: 23-Nov-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Referência: MARZAGÃO, Mayara Andressa. Razão e emoção: a influência da afetividade na aprendizagem da matemática segundo alguns professores que ensinam matemática. 2015. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2015.
Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de compreender qual a importância atribuída por professores que ensinam matemática à relação afetiva que estabelecem (ou não estabelecem) com seus alunos, de que modo manifestam que isso está relacionado com o desenvolvimento cognitivo da criança e com seu progresso escolar. Foram realizadas pesquisas bibliográficas sobre autores que realizaram estudos sobre a afetividade e aprendizagem em sala de aula. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário aplicado a professores que lecionam matemática nos diferentes níveis de escolaridade. Verificou-se que a importância dada pelos professores que ensinam matemática sobre a afetividade na aprendizagem da matemática não diminui com o aumento dos níveis de escolaridade, embora na Educação Infantil os professores enfatizem que a afetividade seja parte inerente do processo de ensino e aprendizagem, enquanto nos outros níveis aparece como um complemento do processo. Verificou-se também que, para os professores entrevistados, a presença da afetividade na relação professor e aluno torna a aprendizagem do aluno mais eficaz e significativa.
Abstract: This study aims to understand what is the importance given by some professionals who teach math when it comes to the affective relationship that they set (or not) to their students, how they express that this is related to the child’s cognitive development and also to their school progress. Bibliographic researches have been developed about authors who studied affection and learning in the classroom. The data collection was done using a questionnaire applied to math teachers at the distinct levels of education. It was realized that the importance given by the math teachers concerning affection associated with learning math does not decrease when the schooling levels increase; however at the kindergarten the teachers point out that affection is an inherent part of the teaching-learning process, while it appears as a complement of the process at the other levels. It was also verified that, for the interviewed teachers, the presence of affection in the relationship between teacher and student makes the student learning more effective and meaningful.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9891
Aparece nas coleções:TD - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
influenciaafetividadeaprendizagemmatematica.pdf826,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.