Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9893
Título: As pedagogas e as relações com o saber estabelecidas na atuação docente na disciplina de matemática nos anos iniciais
Título(s) alternativo(s): The pedagogues and relationships with knowledge established in teaching practice action in mathematics in the elementary school
Autor(es): Enz, Rosane Vanessa Taraczuk
Orientador(es): Largo, Vanessa
Palavras-chave: Alfabetização matemática
Matemática - Estudo e ensino
Aprendizagem
Numeracy
Mathematics - Study and teaching
Learning
Data do documento: 5-Jul-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Referência: ENZ, Rosane Vanessa Taraczuk. As pedagogas e as relações com o saber estabelecidas na atuação docente na disciplina de matemática nos anos iniciais. 2016. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2016.
Resumo: Este estudo apresenta o que entendemos sobre os saberes docentes, de acordo com Maurice Tardif e sobre relações com o saber, segundo Bernard Charlot. O sistema didático de Yves Chevallard também é abordado, bem como a Matriz 3x3 de Arruda, Lima e Passos (2011), um instrumento que tem como objetivo a análise das relações com o saber estabelecidas pelo professor em sala de aula. Esta investigação teve como foco responder a questão: quais são as relações com o saber estabelecidas pelas pedagogas na sua ação docente? Para isso, realizamos entrevistas semiestruturadas com duas pedagogas de uma escola da região Oeste do Paraná, e de posse das informações coletadas, realizamos as transcrições das entrevistas na íntegra e analisamos os dados obtidos por meio da Análise Textual Discursiva (Moraes e Galiazzi, 2011) e da Matriz 3X3. Destacamos que as pedagogas deste estudo estabelecem relações com o saber matemático, com o seu ensino e com a aprendizagem dos alunos, em suas três dimensões, epistêmicas, pessoais e sociais, mas em maior número, os seus depoimentos concentraram -se nas relações pessoais estabelecidas na ação docente. Ambas relataram gostar de Matemática, preocupam-se com o ensino da disciplina e com a aprendizagem dos alunos.
Abstract: This study shows what we mean by the teaching knowledge, according to Maurice Tardif. We present the relations with the knowledge, according to Bernard Charlot. The educational system of Yves Chevallard is also discussed, as well as the Matrix 3x3 from Arruda, Lima and Passos (2011), an instrument that aims to analyze the relationship with knowledge established by the teacher in the classroom. This research focused on answering the question: what are the relations with knowledge established by pedagogues in their teaching action? To answer it, we conducted semi-structured interviews with two pedagogues from a school of western of Paraná, and in possession of the information collected, we made full interviews transcriptions and analyzed the data obtained through the Discourse Text Analysis (Moraes and Galiazzi, 2011) and the 3X3 Matrix. We emphasize that the pedagogues on this study establish relations with the mathematical knowledge, with their teaching and the students learning in three dimensions, epistemic, personal and social, but in greater numbers, their testimony focused on established personal relationships in teaching activities. Both reported liking mathematics, care about teaching of this subject and the student learning.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9893
Aparece nas coleções:TD - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
pedagogaatuacaodocentematematica.pdf233,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.