Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9895
Título: O conhecimento específico do campo multiplicativo de professores do 3º e 4º ano do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): The specific knowledge of the multiplicative field Teachers of the 3rd and 4th year of elementary school
Autor(es): Turra, Fernanda Fatima Ratajczyk
Orientador(es): Novaes, Barbara Winiarski Diesel
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Alfabetização matemática
Estratégias de aprendizagem
Mathematics - Study and teaching
Numeracy
Learning strategies
Data do documento: 1-Jul-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Referência: TURRA, Fernanda Fatima Ratajczyk. O conhecimento específico do campo multiplicativo de professores do 3º e 4º ano do ensino fundamental. 2016. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2016.
Resumo: Esta pesquisa visa conhecer como está sendo o ensino de operações do campo multiplicativo no terceiro e quarto ano de uma escola pública municipal do município de Toledo e quais os conhecimentos dos professores destes anos relativos a este tema. Para isso faz-se uma revisão teórica sobre estudos relacionados, com destaque à teoria dos campos conceituais de Vergnaud (1990; 2009) com ênfase nos teoremas-em-ação e a classificação das atividades utilizadas para o ensino da multiplicação relacionando com as ideias de Nunes (2005). Utilizamos como instrumentos de coleta de dados as entrevistas com os professores; materiais do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC); a provinha Brasil e seus descritores e alguns problemas utilizados pelos professores para o ensino da multiplicação, que um dos entrevistados nos forneceu. Com a análise destes dados conseguimos inferir há falta de clareza sobre o conceito da multiplicação por parte dos professores, o que influencia o ensino deste conteúdo, mas percebemos também que gradualmente estão ocorrendo transformações no ensino, uma vez que as atividades utilizadas já abordam a multiplicação de uma maneira abrangente cabendo aos professores o conhecimento e reflexão desta abrangência para uma posterior utilização em sua prática pedagógica.
Abstract: This research aims to know as being the teaching of the multiplicative field operations the third and fourth year of a public school in the city of Toledo and that teachers' knowledge of these years on this subject. For this reason it is a theoretical review of related studies especially the theory of conceptual fields of Vergnaud (1990 ; 2009) with emphasis on theorems - in-action and the classification of activities used for teaching multiplying relating to the ideas Nunes (2005). For this we use as tools data collection interviews with teachers; materials of the National Program in literacy Age One ( PNAIC ); the came Brazil and its descriptors and some problems used by teachers for teaching multiplication one of the respondents provided. With the analysis of these data we can infer lack of insight clear on the concept multiplying by teachers what influences teaching this content, but we also realize that gradually changes taking place in education, since the activities used already address the multiplication in a comprehensive manner leaving it to teachers knowledge and reflection of this scope for later absorption of these ideas in their practice.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9895
Aparece nas coleções:TD - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
campomultiplicativoprofessoresensinofundamental.pdf1,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.