Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9924
Título: Gestão de eficiência energética em frigoríficos de aves
Título(s) alternativo(s): Energy efficiency management in poultry slaughterhouse
Autor(es): Sperandio Neto, Stellio
Orientador(es): Oliveira, Gilson Adamczuk
Palavras-chave: Energia elétrica - Medição
Energia - Consumo
Energia elétrica
Alimentos - Indústria
Electric power - Measurement
Energy consumption
Electric power
Food industry and trade
Data do documento: 24-Mar-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Referência: SPERANDIO NETO, Stellio. Gestão de eficiência energética em frigoríficos de aves. 2017. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017.
Resumo: Este trabalho evidencia a crescente necessidade de gestão de eficiência energética voltada para a indústria. Através de uma abordagem da prática de gestão de eficiência energética, com foco em frigorífico de aves, discute as diferenças na gestão de indicadores técnicos e operações internas e as dificuldades para se ter um padrão nas atividades. Com o objetivo de identificar lacunas de melhorias da gestão na companhia, o trabalho desenvolvido apresenta as diferenças encontradas entre unidades produtivas e sugere métodos para equalizar as medições na eficiência de cada fábrica em consumo de energia elétrica. Apresenta diferentes realidades para diferentes fábricas que dentro da mesma companhia são comparadas no indicador final de eficiência energética, afim de buscar melhores resultados. Apresenta uma ação tratativa, que está em andamento, para os problemas evidenciados no trabalho.
Abstract: This work shows the need for industrial energy efficency management. Through a practical view of management, focus on poultry slaughter house, discuss the different technical indicators and internal operations and the difficulties to establish a standard. To identify improvement gap within the company management, this work presents differences between productive units and suggest methods to equalize the efficiency metering on each factory. It is presented different realities from each factory studied, that inside the same company are compared to achieve the best results.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9924
Aparece nas coleções:PB - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_ESEP_II_2017_21.pdf1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.