Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9939
Título: Mercado de telefonia móvel no Brasil: análise feita sob a ótica do cliente em avaliação da qualidade dos serviços das operadoras
Título(s) alternativo(s): Mobile phone market in Brazil: analysis made from the perspective of the customer in evaluating the quality of the services provided
Autor(es): Barros, Alexander Bravo
Silva, Cleverson Neri Machado da
Falcão, Renato Santos
Orientador(es): Miziara, Alexandre Jorge
Palavras-chave: Sistemas de telefonia celular - Braisl
Mercados - Brasil
Satisfação do consumidor
Telefone celular
Telecomunicações
Cell phone systems - Brasil
Markets - Brasil
Consumer satisfaction
Cell phones
Telecommunication
Data do documento: 12-Dez-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: BARROS, Alexander Bravo; FALCÃO, Renato Santos; SILVA, Cleverson Neri Machado da. Mercado de telefonia móvel no Brasil: análise feita sob a ótica do cliente em avaliação da qualidade dos serviços das operadoras. 2017. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
Resumo: A telefonia móvel brasileira passou por diversas mudanças que necessitam visão e antecipação das empresas do setor, para que consigam prever o que o mercado busca, se adaptando às necessidades do momento. As empresas do ramo de telefonia precisam entender os obstáculos e, assim, largar na frente das suas concorrentes e a avaliação do que o cliente busca é fundamental para o sucesso. Esta pesquisa tem como propósito mostrar que nem sempre a satisfação do cliente é lembrada e colocada em primeiro plano. Vamos expor, através de pesquisas bibliográficas, que a busca por qualidade ainda está em desvantagem na obsessão por lucros, demonstrando que nem sempre o que está sendo oferecido nos planos representa a verdadeira demanda da população. Nossa ideia é construir um cenário de qualidade em serviço para toda população brasileira, e que a telefonia móvel exista para facilitar nossas vidas, e não nos trazer mais um problema.
Abstract: The brazilian mobile telephony has been through different changes that need vision and anticipation of the companies, so they can predict what the market searches for, and adapt to the needs of the current moment. The telephony companies NEED to understand the obstacles and, in this way, DROP in front of the COMPETITORS, and the evaluation of what the client searches for is fundamental to succeed. This research has the purpose to show that the clients satisfaction is not always in the priority. We will expose, through bibliographic research, that the search for quality is still in disadvantage in the obsession for profit, showing that what is being offered in the plans is not always what the population really wants. Our idea is to build a quality service scenario for the whole brazilian population, and that the mobile telephony exists to make our lives easier, and not bring us another problem.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9939
Aparece nas coleções:CT - Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COTEL_2017_2_05.pdf1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.