Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9950
Título: Desenvolvimento de sistema de controle automático de um termonebulizador agrícola para controle de geadas em plantações
Título(s) alternativo(s): Development of an automatic control system for an agricultural stationary thermal fogger to control frost in plantations
Autor(es): Cruz, Lucas Goularte
Brotto, Luiza Carolina Machado
Goto, Marcelo Toshimi da Silva
Orientador(es): Rocha, Rodrigo Ulisses Garbin da
Palavras-chave: Geada
Automação
Agricultura
Equipamento agrícola
Sistemas de controle supervisório
Mecatrônica
Frost
Automation
Agriculture
Farm equipment
Supervisory control systems
Mechatronics
Data do documento: 31-Mai-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: CRUZ, Lucas Goularte; BROTTO, Luiza Carolina Machado; GOTO, Marcelio Toshimi da Silva. Desenvolvimento de sistema de controle automático de um termonebulizador agrícola para controle de geadas em plantações. 2017. 154 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Mecatrônica Industrial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
Resumo: O fenômeno climático conhecido como geada é um dos fatores que causam a perda de inúmeras safras em regiões como sul e sudeste do Brasil. Como se trata de uma condição climática independente da ação do homem, não podem ser evitadas, mas existem diversas maneiras de se minimizar os efeitos que causam em plantações e cultivos. O presente trabalho tem como finalidade automatizar um dos processos já existentes na prevenção de perda do cultivo por geadas, conhecido como termonebulização. Primeiramente, foram identificadas as motivações e justificativas para a elaboração de um sistema automatizado nesse processo, que se comprovou como um sistema válido, devido ao processo estritamente manual e trabalhoso para o operador que deve fazer toda a verificação climática por si só e ainda ativar o equipamento de termonebulização nas madrugadas de inverno, quando geralmente ocorrem as geadas. Em seguida foi desenvolvido um sistema responsável por monitorar as variáveis envolvidas no processo da ocorrência de uma geada e também no acionamento do equipamento, bem como, um sistema supervisório para o monitoramento de todo o processo. Os resultados obtidos nesse trabalho podem contribuir com a popularização dessa técnica de proteção contra geadas, bem como aprimorar as condições de uso da mesma, fazendo com que o prejuízo causado por perda de alimentos em tais condições climáticas seja minimizado.
Abstract: The climatic phenomenon known as frost causes losses in many plantations in Brazil’s south and southern regions. As it is a climatic condition it cannot be avoided, but there are many ways to minimize the effects that it causes in plantations. The current project is about the thermal fogger control, an automation method to avoid the effects caused by frost. At first, the motivation for this automation system was studied. This study has been proven as a good project because all the process is done by the operator who has to do the weather analyses and activate the thermal fogger equipment at winter nights when generally the frosts happen. After that, a system was developed to monitor the weather conditions that cause frost and trigger the machine. Also a supervisor system was developed to monitor the entire process. The study results could help to familiarize people with this equipment and this technique to avoid frost in the winter. Also it could improve the way that the machine is used, so the losses in plantations caused by frost can be minimized by this process.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9950
Aparece nas coleções:CT - Tecnologia em Mecatrônica Industrial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COMET_2017_1_02.pdf6,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.