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Título: Experimentando e descobrindo: a contribuição de uma oficina para despertar alunos de nível médio para as dimensões da óptica como disciplina e campo de pesquisa
Título(s) alternativo(s): Experimenting and discovering: the contribution of a workshop to awaken middle-level students to the dimensions of optics as a discipline and field of research
Autor(es): Thaler, Juliana
Orientador(es): Leite, Álvaro Emílio
Palavras-chave: Óptica geométrica
Óptica física
Ensino
Ensino - Metodologia
Estudantes do ensino médio
Física
Geometrical optics
Physical optics
Teaching
Teaching - Methodology
High school students
Physics
Data do documento: 20-Jun-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: THALER, Juliana. Experimentando e descobrindo: a contribuição de uma oficina para despertar alunos de nível médio para as dimensões da óptica como disciplina e campo de pesquisa. 2017. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
Resumo: Este trabalho aborda o planejamento, aplicação e análise de uma proposta de oficina para o ensino de óptica geométrica e óptica física. Essa oficina foi realizada com alunos de uma turma de segundo ano do Ensino Médio de um colégio público da região central de Curitiba. Tomando como referência instrumentos e artefatos tecnológicos, o objetivo foi despertar o interesse dos alunos para a pesquisa científica e ao mesmo tempo conduzi-los na prática da identificação dos conteúdos do campo da óptica abordados em sala que estão presentes em seus cotidianos. Dentre as atividades da oficina, foram analisados artigos científicos, softwares, aplicativos online de simulação e realizados experimentos para cada assunto tratado, com vistas a percorrer as três esferas do saber da teoria de Transposição Didática de Chevallard. Para cada tema selecionado foi realizado um encontro, planejado a partir dos Três Momentos Pedagógicos propostos por Delizoicov, Angoti e Pernambuco (2002). Os encontros foram realizados contando com o auxílio material e pessoal do capítulo de estudantes da OSA (The Optical Society), que é referência no campo da óptica e fotônica. A oficina proporcionou aos alunos a oportunidade de entrar em contato com conjuntos experimentais de Física e também a oportunidade de interagir com pesquisadores e professores da graduação e pós-graduação da UTFPR. Os resultados indicam que após as oficinas os alunos conseguiram identificar os fenômenos físicos presentes em um artigo científico sobre sensoriamento com fibras ópticas, sendo esse procedimento realizado tomando como referência as cinco regras da Transposição Didática propostas por Astolfi (1997). Mais que isso, a organização a partir dos Três Momentos Pedagógicos se mostrou uma estratégia eficiente para que os alunos conseguissem identificar a aplicação dos fenômenos físicos estudados em sala nos objetos e instrumentos do dia-a-dia. Percebeu-se durante as oficinas que os participantes da pesquisa se mostraram mais dispostos ao estudo da disciplina apresentando maior engajamento no reconhecimento e identificação dos conteúdos da Física que os cercam, não só no campo da óptica, mas também no de outros conteúdos que fazem parte do universo vivencial deles. Essa mudança de atitude foi mantida mesmo após serem encerrados os encontros através de mensagens.
Abstract: This work deals with the planning, application and analysis of a workshop proposal for the teaching of geometric optics and physical optics. This workshop carried out with students from a second year high school class from a public school in the central region of Curitiba. Taking as a reference instruments and technological artifacts, the objective was to arouse students' interest in scientific research and at the same time, the practice of identifying the contents of the field of optics addressed in the room and are present in their daily life. Among the activities of the workshop, scientific articles, software, online simulation applications and experimented experiments were analyzed for each subject treated, with a view on how to go through three spheres of the saber of the theory of Didactic Transposition of Chevallard. For each selected theme was found, planned from Three Pedagogical Moments proposed by Delizoicov, Angoti and Pernambuco (2002). The meetings were held with the material and personal assistance of the students chapter of the OSA (The Optical Society), which is a reference not in the field of optics and photonics. The workshop provided students with the opportunity to get in touch with experimental sets of physics and also the opportunity to interact with UTFPR undergraduate and graduate researchers and professors. The results indicate that after the students' workshops they were able to identify the physical phenomena in a scientific article about fiber optic sensing, which is under way as reference as five rules of Didactic Transposition proposed by Astolfi (1997). More than this, an organization from Three Pedagogical Moments was an efficient strategy so that the students could identify an application of the physical phenomena studied in the room in the objects and instruments of the day to day. It was noticed during how workshops that are competitors of the research show themselves more disposed to the study of the discipline presenting greater engagement without recognition and identification of the contents of the Physics. That is surround, not only not field of the optics, but also it is not what is more part of the content of their experiential universe. This change in attitude was maintained even after the meetings were closed by messages.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9951
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