Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9952
Título: A mudança de perfil conceitual acerca dos conceitos da teoria da relatividade durante o Curso de Licenciatura em física da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
Título(s) alternativo(s): The conceptual profile change of the concepts of the theory of relativity during the Physics Teaching Course of UTFPR
Autor(es): Nadas, Rafael Battistella
Orientador(es): Saavedra Filho, Nestor Cortez
Palavras-chave: Estudantes universitários
Relatividade geral (Física)
Relatividade especial (Física)
Educação
Física
College students
General relativity (Physics)
Special relativity (Physics)
Education
Physics
Data do documento: 29-Jun-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: NADAS, Rafael Battistella. A mudança de perfil conceitual acerca dos conceitos da teoria da relatividade durante o Curso de Licenciatura em Física da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. 2017. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
Resumo: O Ensino de Física Moderna e Contemporânea tem sido um objeto de preocupação na formação de professores de Física na Educação Básica desde a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais + (PCN+). O presente trabalho apresenta um estudo da evolução do entendimento dos alunos do curso de Licenciatura em Física da Universidade Tecnológica Federal do Paraná acerca dos conceitos das Teorias da Relatividade Restrita e Geral. A teoria base para avaliar este entendimento foi a Mudança de Perfil Conceitual proposta por Mortimer (1996). Para que isto seja atingido, foi aplicado um questionário em noventa e nove alunos de todos os períodos e egressos do curso em questão. A análise dos dados obtidos foi feita usando a Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Uma relação das respostas dos alunos com o número de disciplinas específicas que detém na ementa assuntos voltados à Teoria da Relatividade foi feita. Utilizando escala Likert (VIEIRA, 2009) foi atribuído notas as respostas dos participantes e criado assim um Percentual de Acerto das questões. Após uma análise individual de cada uma das questões, foi observado que os alunos do curso apresentam indícios de mudança de perfil conceitual (evolutivamente) acerca dos temas em questão.
Abstract: The teaching of Modern Physics has been an object of concern in the formation of Physics Teachers of Basic Education since the publication of the National Curricular Parameters + (PCN+). This research presents a study about the understanding that students of Physics Teaching from the Federal Technological University of Paraná have regarding concepts of the Special and General Theories of Relativity. The base theory used to evaluate this understanding was the Conceptual Profile Change proposed by Mortimer (1996). To achieve that, a questionnaire was applied to ninetynine students and former students of the Physics course. The data analysis was made using Bardin’s Content Analysis (2011). A relation between the student’s answers and the number of specifics subjects that have on its syllabus contents related to the Theory of Relativity they have coursed was stablished and it was evaluated using the Likert scale (VIEIRA, 2009), in which certain weights were attributed to the participant’s answers, generating an Accurate Percentage for each question. After an individual analysis of the questions, it was observed that students present indications of Conceptual Profile Change (evolutionarily) regarding the subjects of interest during the course.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9952
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COFIS_2017_1_2.pdf818,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.