Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9953
Título: As concepções pedagógicas presentes nos livros didáticos de física: um estudo sobre o livro didático do PNLD 2015
Título(s) alternativo(s): Pedagogical concepts presents on physics textbook: a study about the textbook of the PNLD 2015
Autor(es): Santos, Thaís Ananda dos
Orientador(es): Martins, Alisson Antonio
Palavras-chave: Livros didáticos
Educação - Estudo e ensino
Educação
Ensino - Metodologia
Física
Textbooks
Education - Study and teaching
Education
Teaching - Methodology
Physics
Data do documento: 30-Jun-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: SANTOS, Thaís Ananda dos. As concepções pedagógicas presentes nos livros didáticos de física: um estudo sobre o livro didático do PNLD 2015. 2017. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados de uma investigação que teve como objetivo desenvolver um quadro de concepções pedagógicas de livros didáticos de Física tendo como parâmetros as concepções pedagógicas neles manifestas. A pesquisa e o material elaborado têm relevância devido à magnitude do investimento e do alcance dos livros didáticos distribuídos pelo PNLD, à importância que a seleção desses livros desempenha na atividade educacional do professor e por haver poucos instrumentos que dialoguem com sua ação pedagógica e com a realidade da escola. O intuito deste quadro é auxiliar os docentes na escolha dos livros didáticos de Física. Para sua elaboração, tomou-se como base as concepções pedagógicas propostas por Saviani (2013): Pedagogia Tradicional, Pedagogia da Escola Nova, Pedagogia Produtivista e Pedagogia Neoprodutivista. O quadro foi organizado em blocos e as questões que o compõem foram elaboradas a partir das indicações presentes no edital do PLND e no Guia do Livro Didático para os professores. Aplicado aos livros didáticos de Física da edição do PNLD 2015, os resultados obtidos com a aplicação do instrumento apontaram aspectos que os diferenciavam e também que, em sua maior parte, a organização dos livros é predominantemente pautada em uma concepção pedagógica tradicional. Complementar à elaboração do quadro de análise foi desenvolvida uma pesquisa sobre a vida acadêmica e profissional dos autores de livros didáticos de Física com objetivo de procurar estabelecer uma relação entre a sua formação e a influência que ela pode ter exercido sobre a concepção pedagógica presente no livro didático produzido. O quadro também possibilitou perceber que os livros didáticos tendem a se padronizar, em boa parte devido aos requisitos exigidos pelos editais para que as obras sejam aprovadas na avaliação.
Abstract: This research presents the results of an investigation that has as goal to develop an analysis instrument for Physics textbooks, having as parameter the pedagogical concepts that they claim to use. The research and the elaborated material are relevant due to the magnitude of the investment and the reach of textbooks distributed by the PNLD, due to the importance that selecting this books have on the educational performance of teachers, and due to the fact that it exists only a few instruments that dialog with its pedagogical action and with the reality of the school. The intent of this instrument is to help teacher on the choosing process of Physics textbooks. In order to elaborate it, this researched was based on the pedagogical conceptions proposed by Saviani (2013): Traditional Pedagogy, New School Pedagogy, Productivist Pedagogy and New-Productivist Pedagogy. The instrument was organized in blocks and the questions that they are made of were elaborated based on the instructions on the PNLD notice and in the Textbook Guide for teachers. Applied to Physics textbook of the 2015 PNLD edition, the results obtained by the application of the instrument show aspects that differentiate themselves, and, mostly, the books organization was predominantly ruled by a Traditional Pedagogy conception. As complementary to the elaboration of the instrument, an analysis of a research about the academic life of Physics textbooks authors was performed aiming to find a relation between his or her formation and the influence that it could have on de pedagogical concept chosen for the textbook. The instrument also allowed to notice that textbook tend to standardize, mostly, due to the pre-requisites demanded by notices, in order for the book to be approved on the evaluation.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9953
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COFIS_2017_1_3.pdf948,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.