Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9972
Título: Dos conteúdos de biofísica nos livros didáticos de física no ensino médio: uma análise dos conteúdos de biofísica em livros escolares de ensino médio no período entre 1970 até 2015
Título(s) alternativo(s): On the biophysical contents in the didatic books of physics in high school
Autor(es): Frighetto, Francisco Fernandes
Orientador(es): Barros, Adilson Camilo de
Palavras-chave: Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Biofísica
Ensino secundário
Ensino
Física
Interdisciplinary approach in education
Biophysics
Education, Secondary
Teaching
Physics
Data do documento: 30-Nov-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: FRIGHETTO, Francisco Fernandes. Dos conteúdos de biofísica nos livros didáticos de física no ensino médio: uma análise dos conteúdos de biofísica em livros escolares de ensino médio no período entre 1970 até 2015. 2017. 229 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
Resumo: Este trabalho teve por objetivo identificar as formas pelas quais os conteúdos de Biofísica estão presentes em trinta Livros Didáticos de Física do Ensino Médio (ou equivalente) do período de 1970 até 2015. Fez-se um levantamento bibliográfico de artigos do Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF) e do Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF) nos últimos dez anos relativos aos temas de interdisciplinaridade e livro didático para identificar as formas pelas quais estes temas estão sendo discutidos no meio acadêmico. Foi possível verificar que os conteúdos de Biofísica existentes nos livros didáticos de Física apresentam uma semelhança nos temas de Biofísica identificados e na forma como estes temas de Biofísica são tratados, além de apresentarem em alguns casos cópias e erros conceituais. Também foi possível verificar uma tendência nos livros didáticos mais recentes de apresentarem de forma mais evidente os conteúdos de Biofísica, sendo também possível relacionar esta tendência às implementações nos documentos oficiais relativos ao ensino, iniciadas a partir de 1996 com a Lei de Diretrizes e Bases de 1996 (LDB/96).
Abstract: This work had the objective of identifying the ways wich the Biophysics content are present in thirty didatic books of Physics from High School (or equivalent) from the period of 1970 to 2015. A bibliographic survey of articles from the “Simpósio Nacional de Ensino de Física” (SNEF) and the “Encontro de Pesquisa em Ensino de Física” (EPEF) in the last ten years related to interdisciplinarity and didactic books was done to identify the ways wich these themes are being discussed in the academic medium. It was possible to verify that the existing Biophysical content in the didactic books of Physics present some resemblence in the Biophysical themes identified and the ways those Biophysical themes are treated, besides presenting copies and conceptual mistakes in some cases. It was also possible to verify a tendency of presenting in a more evidente way the Biophysical content in the more recent didatic books, being also possible to relate this tendency to the implementations in the official documents related to teaching, iniciated at 1996 with the “Lei de Diretrizes e Bases de 1996” (LDB/96).
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9972
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COFIS_2017_2_3.pdf7,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.