Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9973
Título: Os produtos educacionais desenvolvidos em um programa de mestrado profissional e suas contribuições para o ensino de ciências
Título(s) alternativo(s): The educational products developed in a professional master's degree program and its contributions for the sciences teaching
Autor(es): Paes, Joelson Otávio
Orientador(es): Leite, Álvaro Emílio
Palavras-chave: Educação
Ensino
Ciência - Estudo e ensino
Educação - Estudo e ensino (Pós-graduação)
Mestrado em educação
Professores de ciência
Education
Teaching
Science - Study and teaching
Education - Study and teaching (Graduate)
Master of education degree
Science teachers
Data do documento: 6-Dez-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: PAES, Joelson Otávio. Os produtos educacionais desenvolvidos em um programa de mestrado profissional e suas contribuições para o ensino de ciências. 2017. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
Resumo: Tendo em vista dúvidas que pairam sobre os Mestrados Profissionais e suas contribuições para o desenvolvimento profissional de seus participantes, bem como as contribuições sociais provenientes do mesmo, foi realizada uma pesquisa com os alunos egressos de um curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências. O objetivo foi determinar as contribuições que o desenvolvimento de produtos educacionais pode trazer para a formação continuada de seus autores. Para alcançar este objetivo buscou-se explorar as correntes a favor e contrárias aos cursos de mestrados profissionais, procurando compreender e discutir seus argumentos, determinar de que forma os produtos educacionais desenvolvidos pelos egressos podem contribuir para a formação continuada docente e verificar as limitações para o desenvolvimento de ações educativas, segundo os próprios egressos participantes. Por fim, buscou-se identificar características do perfil de um professor oriundo de um programa de mestrado profissional. Para tanto, aplicou-se um questionário on-line e a partir da análise das respostas dos alunos egressos do programa de mestrado, constatou-se que são várias as contribuições dos produtos desenvolvidos por eles. Entretanto, para que haja êxito em sua utilização, o produto deve passar por adaptações, observando o contexto no qual será aplicado. Outro resultado desta pesquisa mostra que o nível de autonomia profissional docente está associado à instituição na qual o professor realiza sua prática e que após cursar o programa de mestrado profissional os docentes apresentam discursos condizentes ao perfil docente de um professor reflexivo.
Abstract: In view of doubts that hover over Professional Masters and their contributions to the professional development of its participants, as well as the social contributions coming from it, a research was carried out with students who had graduated from a degree of Professional Masters in Sciences Teaching. The goal was to determine the contributions that the development of educational products can bring to the continued education of the authors. To achieve this objective, was sought to explore the currents for and against the Professional Master’s degree, trying to understand and discuss their arguments, determine in which way the educational products developed by the graduated students can contribute to the continued teacher formation and verify the limitations of the development of educational actions, according to the graduated participants. Finally, was sought to identify the profile of a teacher from a Professional Master’s Program. Therefore, an on-line questionnaire was applied and from the analysis of the responses of the graduated students of the Master’s Program, it was found that there are several contributions of the developed products by the participants from the program. However, to be successful in its use, the product must go through adaptations observing the context in which it will be applied. Another result of this research shows that the level of professional teacher autonomy is linked to the institution in which the teacher performs his practice and that after completing the Professional Master’s program, the teachers present speeches that fit the teaching profile of a reflective teacher.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9973
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COFIS_2017_2_4.pdf864,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.