Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9993
Título: Formação do leitor literário contemporâneo: entre o método recepcional e a perspectiva rizomática
Título(s) alternativo(s): Formation of the contemporary reader: between Recepcional method and rhizomatic perspective
Autor(es): Lenhardt, Gabriela Ceccon
Orientador(es): Sales, Cristiano de
Palavras-chave: Leitores - Reação crítica
Ensino - Metodologia
Estética na literatura
Ciberespaço
Reader-response criticism
Teaching - Methodology
Aesthetics in literature
Cyberspace
Data do documento: 30-Nov-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: LENHARDT. Gabriela Ceccon. Formação do leitor contemporâneo: entre o método recepcional e a perspectiva rizomática. 2016. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português/Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba, Curitiba, 2016.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo corroborar com o tema da formação do leitor, empregando o Método Recepcional de ensino de literatura, formulado pelas professoras Bordini e Aguiar (1993), somando-o à concepção rizomática, proposta pelos filósofos Deleuze e Guattarri (1995) e, posteriormente, deslocada para o eixo da educação brasileira, pelo professor Silvio Gallo (2008). Tal atualização do método partiu da necessidade de adaptar uma forma de ensino e formação de leitor literário que corresponda com as nuances e dinâmica dos atuais estudantes, que passam a maior parte de seu tempo em ciberespaços. Esta pesquisa constituiu-se de três principais momentos: discussões teóricas a fim de buscar a concepção mais adequada para o aprimoramento do método já existente – o Método Recepcional; a estruturação e aplicação de uma proposta de ensino, somado a essas novas teorias, a fim de atestar a eficácia desse aprimoramento proposto ao método, desde a caracterização dos usuários em uma turma, definida por Santaella (2004), até a concepção de ensino rizomático somado ao método Recepcional; e, por fim, a discussão da sequência de ensino posta em prática, bem como suas ineficiências, possíveis modificações e os avanços conquistados.
Abstract: The present work aimed to corroborate the topic of reader training, using the Recepcional method of literature teaching formulated by teachers Bordini and Aguiar (1993), adding it to the rhizome concept, proposed by philosophers Deleuze and Guattarri (1995) and later shifted to the axis of Brazilian education, by Professor Silvio Gallo (2008). This update method stemmed from the need to adapt a form of teaching and literary reader training that matches the nuances and dynamics of current students, who spend most of their time in cyberspace. This research was constituted of three main stages: theoretical discussions in order to seek the most appropriate design for the improvement of the existing method - the method Recepcional; structuring and implementation of a teaching proposal, added to these new theories, in order to demonstrate the effectiveness of improvement proposed the method, from the characterization of users in a group defined by Santaella (2004), to the design of rhizome education added to Recepcional method; and, finally, the discussion of teaching implemented sequence and its inefficiencies, possible modifications and advances made.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9993
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COLET_2016_2_02.pdf3,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.