ROCA - Repositório de Outras coleções Abertas

O Repositório de Outras Coleções Abertas (ROCA) tem o objetivo de reunir, preservar e permitir acesso à produção acadêmica da UTFPR atuando como um importante mecanismo de gestão da informação institucional. Sua função primordial é organizar a informação científica validada por pares e/ou academicamente orientada produzida no âmbito e por servidores de todos os câmpus da Universidade, de modo a gerenciar e ampliar a visibilidade nacional e internacional. Disponibiliza: trabalhos de conclusão de cursos de graduação, trabalhos de conclusão de cursos de especialização e Recursos Educacionais Abertos (REA).

Durante a fase de implantação e customização do Repositório Institucional da Universidade Tecnológico Federal do Paraná (RIUT), tornou-se notória a necessidade de gestão de outros conteúdos produzidos pela Instituição e que, em função das características necessitam ser armazenados em outro repositório, cuja demanda culminou na implantação do Repositório de Outras Coleções Abertas (ROCA), previsto na Política de Informação do Repositório Institucional da UTFPR.

A fim de institucionalizar os procedimentos a serem adotados, foram aprovadas a Política de Informação do Repositório Institucional e a Instrução Normativa Conjunta 01/2011 - PROGRAD/PROPPG, que estabelece normas e procedimentos operacionais para o depósito de trabalhos nas Bibliotecas para inserção e disponibilização no RIUT.

O Repositório de Outras Coleções Abertas (ROCA) é estruturado em três camadas: comunidades, subcomunidades e coleções.

As comunidades representam as tipologias documentárias: trabalhos de conclusão de cursos de graduação (TCC) e trabalhos de conclusão de cursos de especialização (TCCE) e REAs. As comunidades são gerenciadas pelos usuários Administradores do Repositório que definirão o fluxo do processo de submissão de conte údos da comunidade ou de cada uma das coleções que a constitui.

As subcomunidades representam cada um dos câmpus da UTFPR.

E por fim, as coleções, camada em que os itens são inseridos, organizam os documentos depositados por nome de Curso, no caso de TCC e TCCE, e, por tipo de recurso, no caso de REA.

Quanto à autoria, podem ser inseridos TCCs e TCCEs de alunos da UTFPR, REAs de servidores e alunos e demais coleções mediante avaliação de demanda, conforme determina a Política de Informação do Repositório Institucional da UTFPR.

No intuito de povoar o repositório, assegurando a qualidade na representação da informação e o atendimento à legislação optou-se pelo depósito mediado, ficando a cargo do bibliotecário membro do Comitê Gestor dos Repositórios em cada uma das bibliotecas a responsabilidade de disponibilizar os objetos no ROCA, respaldados pela Política de Submissão e demais documentos vigentes.

A representação da informação é realizada utilizando um perfil de aplicação no padrão de metadados Dublin Core, para a indexação utiliza-se vocabulário controlado. A adequação às diretrizes internacionais assegura a visibilidade nacional e internacional, em diferentes ambientes e buscadores.