Histórico

As discussões acerca do acesso aberto à informação tiveram início na implantação de um Repositório Institucional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT).

Nessa ocasião, as discussões apontaram que, dada a estrutura organizacional, a produção intelectual da sua comunidade interna e as diferentes possibilidades de tipologias documentárias, a implantação de um único repositório seria insuficiente. Assim, a referida política estabeleceu a implantação do Portal de Informação em Acesso Aberto (PIAA), um provedor de serviços, disponibilizado para o acesso a quatro ambientes informacionais digitais: o Repositório Institucional da UTFPR (RIUT), que gerencia e amplia a visibilidade da produção científica validada por pares; o Repositório de Outras Coleções Abertas (ROCA), que gerencia e amplia a visibilidade dos trabalhos de conclusão de curso, material audiovisual e iconográfico, além da disponibilização, em um único ponto de acesso, dos Periódicos Científicos da UTFPR (PERI) e Eventos Científicos da UTFPR (EVIN).

A partir de então, finalizada a etapa de implantação do Repositório Institucional da UTFPR (RIUT), passou-se à customização e implantação do Repositório de Outras Coleções Abertas (ROCA).

No ano de 2011, foi apresentada a logomarca e a identidade visual do ROCA, como parte da dissertação de Renata Silva Machado, aluna do PPGTE e a implementação foi viabilizada no dia 21 de novembro do mesmo ano, quando o ROCA foi ao ar.

Na semana de Planejamento, do segundo semestre de 2011, foram realizadas duas apresentações: uma direcionada aos professores e outra apenas aos responsáveis por Trabalhos de Conclusão de Curso. As apresentações foram realizadas no Câmpus Curitiba e transmitidas por videoconferência para os demais Câmpus.

Esse foi o início do trabalho conjunto de servidores da UTFPR em prol do movimento de acesso aberto à informação científica.

No ano de 2017 foram retomadas as capacitações dos bibliotecários membros do Comitê Gestor dos repositórios visando alterar o fluxo de trabalho e com isso otimizar tempo, gerar autonomia mantendo assegurada a qualidade.

Teve início ainda um processo mais amplo de divulgação, por meio da atividade denominada Publicação, disseminação e organização da produção científica na UTFPR, realizada em uma parceria entre o Sistema de Bibliotecas (SIBI), PROGRAD, PROPPG e Editora (EDUTFPR) com o apoio da Reitoria. A atividade percorreu todos os câmpus da UTFPR visando discutir as seguintes temáticas: Portal de Informação e Ferramentas de Acesso Aberto, Trâmites de entrega de versão final de trabalhos acadêmicos, Políticas de licenciamento, Orientações sobre publicação de livros.