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dc.creatorLazarin, Amanda Roecker-
dc.date.accessioned2018-11-30T16:30:23Z-
dc.date.issued2018-06-08-
dc.identifier.citationLAZARIN, Amanda Roecker. Qualidade do espaço público para pedestres: estudo de caso: trecho central da Av. Brasil em Cascavel-PR. 2018. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10370-
dc.description.abstractWhen making a historical retrospective of the cities, it is possible to verify that after the Industrial Revolution the focus of the urban planning was centered in the accommodation of the traffic of vehicles and pedestrians. As the improvement in the conditions of traffic of the vehicles increases the number of them in the roads, it is almost impossible to find a solution for the urban public space focusing only for road transport. In addition, there is now an aspiration for living, safe, healthy and sustainable cities, in order to achieve these four goals, the population must be invited to walk. In this context, the present work proposes to study a section of the recently reformed Avenida Brasil in the city of Cascavel - PR, Brazil, through the application of the walkability index, developed by ITDP Brasil. For that, information collected in the field and preexisting data were used, the maximum speed allowed for example. The results demonstrate that road safety needs immediate intervention and that the quality of the space is acceptable, although it is far from ideal.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPlanejamento urbanopt_BR
dc.subjectCrescimento urbanopt_BR
dc.subjectLocomoção humanapt_BR
dc.subjectCity planningpt_BR
dc.subjectCities and towns - Growthpt_BR
dc.subjectHuman locomotionpt_BR
dc.titleQualidade do espaço público para pedestres: estudo de caso: trecho central da Av. Brasil em Cascavel-PRpt_BR
dc.title.alternativeQuality of public space for pedestrians: case study: central section of Av. Brasil in Cascavel-PRpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoAo se fazer uma retrospectiva histórica das cidades, é possível verificar que após a Revolução Industrial o foco do planejamento urbano foi centrado na acomodação do tráfego de veículos e pedestres. Como a melhoria nas condições de circulação dos veículos fazem aumentar o número dos mesmos nas vias, é quase que impossível encontrar uma solução para o espaço público urbano apenas visando o transporte rodoviário. Além disso, atualmente há uma aspiração por cidades vivas, seguras, saudáveis e sustentáveis, para se atingir esses quatro objetivos é preciso que a população se sinta convidada a caminhar. Nesse contexto, o presente trabalho se propõe a estudar um trecho da recém reformada Avenida Brasil na cidade de Cascavel-PR, através da aplicação do índice de caminhabilidade desenvolvido pelo ITDP Brasil. Para isso, foram utilizadas informações levantadas em campo e também dados preexistentes, a exemplo da velocidade máxima permitida. Como resultado, foi verificado que a segurança viária precisa de uma intervenção imediata, e, em geral, a qualidade do espaço está aceitável, porém longe de ser a ideal.pt_BR
dc.degree.localToledopt_BR
dc.publisher.localToledopt_BR
dc.contributor.advisor1Feiber, Fúlvio Natercio-
dc.contributor.referee1Feiber, Silmara Dias-
dc.contributor.referee2Steffen, Patrícia Cristina-
dc.contributor.referee3Feiber, Fúlvio Natercio-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTESpt_BR
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