Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10695
Título: O ensino de leitura em aulas de inglês no ensino médio
Título(s) alternativo(s): Teaching of reading of reading in english classroom in Ensino médio
Autor(es): Molter, Jessyca Colombi
Orientador(es): Denardi, Didiê Ana Ceni
Palavras-chave: Leitura (Ensino secundário)
Língua inglesa - Estudo e ensino
Prática de ensino
Reading (Secondary education)
English language - Study and teaching
Student teaching
Data do documento: 27-Nov-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Referência: MOLTER, Jessyca Colombi. O ensino de leitura em aulas de inglês no ensino médio. 2017. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017.
Resumo: Sabendo da importância da leitura no ensino da Língua Inglesa, acreditamos que ela pode contribuir para adquirir vocabulário e expandir o conhecimento de mundo e o conhecimento científico de diferentes temas e questões e que é papel da escola proporcionar aos alunos mecanismos e instrumentos para que seja possível a efetivação do conhecimento. Neste sentido, o objetivo principal deste Trabalho de Conclusão de Curso realizado por meio de uma pesquisa qualitativo-interpretativista (BORTONI-RICARDO, 2008) foi o de investigar como a leitura de textos verbais e verbo-visuais é abordada em sala de aula de Língua Inglesa (LI) à luz de estudos sobre leitura e letramento crítico (MOTTA, 2008, BRITO 2010), leitura em língua inglesa (SOLÉ, 1998, LEFFA, 1999, DENARDI, 2003), estratégias de leitura (SOLÉ, 1998, DENARDI, 2001) e capacidades de linguagem (ABREU-TARDELLI, 2007, CRISTOVÃO- STUTZ, 2011) em uma turma de 2º ano de Ensino Médio de um colégio público estadual de uma cidade do sudoeste do Paraná. Para atingir tal objetivo, os dados foram gerados através de áudio e vídeo gravações de quatro aulas e de entrevistas semi- estruturadas com a professora da turma e com uma parcela de alunos. De posse das gravações, passamos ao trabalho de transcrições das aulas para analisar o trabalho de leitura em sala de aula, se estratégias de leitura eram utilizadas para a realização da leitura, por exemplo. A análise das transcrições e das respostas dos participantes nas entrevistas foram interpretadas de acordo com o conteúdo temático dos excertos selecionados e embasadas nos pressupostos teóricos e estudos dos autores acima citados, dentre outros. Os resultados apontam que a leitura de textos é trabalhada por meio de tradução de texto do inglês para o português, em que palavras, expressões ou mesmo uma oração inteira é traduzida de forma oral pela professora. Também, o uso de dicionário bilíngue Inglês-Português é usado por parte dos alunos. Com relação às capacidades de linguagem, apenas as capacidades de ação da linguagem são trabalhadas parcialmente com foco no conteúdo temático dos textos estudados durante as quatro aulas observadas.
Abstract: Taking into account the importance of reading in the teaching of English, we believe that it can contribute to make students acquire vocabulary and expand world knowledge of different themes and issues and that it is the role of the school to provide students with mechanisms and instruments to consruct knowledge. Therefore, the main aim of this Concluding Paper, carried out by means of a qualitative- interpretative research (BORTONI-RICARDO, 2008), was to investigate how reading of verbal and visual-verbal texts is approached in the English classroom in the perspective of reading and critical reading (MOTTA, 2008, BRITO 2010), reading of English (SOLÉ, 1998, LEFFA, 1999, DENARDI, 2003), reading strategies ( SOLÉ, 1998, DENARDI, 2001) an language capacities (ABREU-TARDELLI, 2007, CRISTOVÃO- STUTZ, 2011) in a group of students of the 2nd year of Ensino Médio of a state public school in a Southwestern Paraná. To achieve the objective of the research, data were collected by means of audio and video recordings of four English classes and semi- structured interviews with the teacher and some students. Classes were transcribed to investigate how reading classes were carried out, as well as whether the teacher used reading strategies. The analysis of transcriptions and the answers of participants‟ interviews were interpreted according to thematic content of selected excerpts and based on the theoretical assumptions and on the already listed authors‟ studies, among others. Results point to the fact that reading comprehension is worked by means of translation of texts from English to Portuguese in which words, expressions or even a whole clause is orally translated by the teacher. Also, the use of bilingual English –Portuguese dictionary is used by the students. In relation to language capacities, only action capacities are worked, however partially because it was focused just in the thematic content of the studied texts during the four observed classes.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10695
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COLET_2017_2_15.pdf1,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.