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Título: Diário de campo de um agricultor iniciante: registros da atual conjuntura de egressos dos cursos de licenciatura em educação do campo com habilitação em matemática
Autor(es): Santos, Jader Gustavo de Campos
Orientador(es): Barbosa, Línlya Natássia Sachs Camerlengo de
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Educação rural
Professores - Formação
Mathematics - Study and teaching
Education, Rural
Teachers, Training of
Data do documento: 2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Cornelio Procopio
Referência: SANTOS, Jader Gustavo de Campos. Field diary of a beginner farmer: records of the current situation of egresses of the undergraduate courses in rural education with qualification in mathematics. 2018. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2018.
Resumo: A luta do povo das comunidades rurais e movimentos sociais por uma educação que reconheça e valorize as especificidades do campo resultou em políticas públicas que foram implementadas visando a melhoria nas escolas do campo. Nesse contexto, surgiram os cursos de Licenciatura em Educação do Campo. Esses cursos foram criados por meio de editais específicos do Ministério da Educação com objetivo de formar professores para atuar em escolas do campo nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, visto que uma pesquisa realizada em 2005 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais apontava que mais da metade dos professores das escolas da zona rural não possuía ensino superior. Desta forma, busquei olhar para os cursos de Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Matemática que estão em funcionamento no país. Para este trabalho, foi feito um mapeamento dos cursos existentes e a partir daí foram feitas entrevistas com egressos de alguns desses cursos na tentativa de conhecer as oportunidades, as dificuldades e os desafios enfrentados por eles. Para isso, utilizei como aporte teórico e metodológico a História Oral. O texto final traz uma narrativa escrita a partir das fontes históricas utilizadas na pesquisa, no qual eu conto a história de três professores, egressos de cursos de Licenciatura em Educação do Campo com Habilitação em Matemática.
Abstract: The struggle of the people of rural communities and social movements for an education that recognizes and values the specificities of the countryside has resulted in public policies that have been implemented aiming at improving the rural schools. In this context, Degree courses in Rural Education appeared. These courses were created through specific announcements from the Ministry of Education to train teachers to work in rural schools in the final years of Elementary School and High School, since a survey conducted in 2005 by the National Institute of Educational Studies and Research pointed out that more than half of rural school teachers did not have higher education. In this way, I have tried to look for the Degree courses in Rural Education with qualification in Mathematics that are in operation in the country. For this work, a mapping of the existing courses was done and from that, there were interviews with graduates of some of these courses in an attempt to know the opportunities, difficulties and challenges faced by them. For that, I used as a theoretical and methodological contribution Oral History. The final text brings a narrative written from the historical sources used in research, in which I tell the story of three teachers, graduates of degree courses in Rural Education with Qualification in Mathematics.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11000
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