Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13219
Título: Estudo das propostas didático-pedagógicas sobre produção textual: uma abordagem sociointeracionista
Título(s) alternativo(s): Study of the didactic-pedagogical proposals on textual production: a socio-interactionist approach
Autor(es): Francisco, Odair Benedito
Orientador(es): Catelão, Evandro de Melo
Palavras-chave: Textos
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Livros didáticos
Leitores - Reação crítica
Texts
Portuguese language - Study and teaching
Textbooks
Reader-response criticism
Data do documento: 25-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: FRANCISCO, Odair Benedito. Estudo das propostas didático-pedagógicas sobre produção textual: uma abordagem sociointeracionista. 2018. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: A presente pesquisa, inscrita na linha de pesquisa Estudos do Texto e Discurso, da área de concentração de Linguística (Teoria e Análise Linguística), do programa de pós-graduação lato sensu pelo sistema UAB em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura, oferecido pelo Departamento Acadêmico de Linguagem e Comunicação pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Câmpus de Curitiba/PR, apresentou como tema a produção textual no ensino fundamental na concepção sociointeracionista da linguagem em uma perspectiva da teoria dos gêneros. Como objetivo geral, destacou-se a proposta de se verificar e analisar as propostas didático-pedagógicas no livro didático de LP do 8º ano do Ensino Fundamental para a promoção de produção textual baseada nos gêneros textuais e/ou nos tipos textuais. Como objetivos específicos delimitou-se: examinar se as propostas didático-pedagógicas de produção textual presentes no livro didático corroboram a visão sociointeracionista de linguagem e investigar se estas propostas trazem em seu bojo questões relacionadas às práticas sociais que permeiam o cotidiano dos estudantes. Por meio de uma pesquisa exploratória, com base na análise documental e bibliográfica do tipo qualitativa, verificou-se que o ensino de produção textual presente no livro didático analisado contempla a teoria dos gêneros na perspectiva sociointeracionista para a promoção de formação de leitores e produtores competentes, considerando efetivamente as práticas e usos sociais da língua, pela consideração de diversos gêneros presentes nas diversas instâncias públicas de uso. Ainda, as propostas didático-pedagógicas contribuem para a formação de sujeitos críticos e reflexivos no uso da língua para promover a participação social de forma sociointerativa com os sujeitos.
Abstract: This research, anchored in the research line of Studies of the Text and Discourse, in the Linguistics knowledge area (Linguistic Theory and Analysis), belonging to the sensu lato Postgraduate Program offered by the UAB system of Teaching Portuguese Language and Literature, offered by the Academic Department of Language and Communication, Federal University of Technology -Paraná (UTFPR) Campus of Curitiba / PR, presented as subject matter, the textual production in elementary education in the socio-interactionist conception of language in a perspective of the Gender theory. The main objective of the study was to verify and analyze the didactic-pedagogical proposals in the Portuguese language didactic book of the Elementary Education 8th year, checking the textual production based on textual genres and/or text types. The specific objectives of this study were: to investigate whether the didactic-pedagogical proposals regarding the textual production of the textbook corroborate with the socio-interactionist perspective of language and, check if these proposals bring, in their core, issues related to social practices that permeate the daily life of students. Through a qualitative and exploratory research, grounded on a documental and bibliographic analysis, it was verified that the teaching of textual production found in the didactic book analyzed contemplates the Gender theory in the socio-interactionist perspective, needed for the training of competent readers and producers, who effectively consider the practices and social uses of the language, and the several genres that exist in the various public instances of use. In addition, the didactic-pedagogical proposals contribute to the formation of individuals that are critical and reflexive regarding the use of the language to promote social participation in a socially interactive way.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13219
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPLJ_2_2018_15.pdf20,6 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.