Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13997
Título: Uso do Scratch e Arduino para desenvolvimento do raciocínio lógico
Autor(es): Guimarães, Marcos Roberto
Orientador(es): Wild, Rafael
Palavras-chave: Scratch (Linguagem de programação de computador)
Arduino (Controlador programável)
Protótipos
Programação (Computadores)
Scratch (Computer program language)
Arduino (Programmable controller)
Prototypes
Computer programming
Data do documento: 4-Nov-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Francisco Beltrao
Referência: GUIMARÃES, Marcos Roberto. Uso do Scratch e Arduino para desenvolvimento do raciocínio lógico. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2019.
Resumo: Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um protótipo eletromecânico de experimentação simples, cuja montagem foi realizada com componentes que podem ser encontrados a baixo custo e com reaproveitamento de alguns materiais recicláveis, e com uma placa Arduino, utilizando a linguagem de programação em blocos do Scratch. Este projeto se apresenta para auxiliar no processo de desenvolvimentos do raciocínio lógico, de maneira interativa e atraente. Seu objetivo é criar de forma real e concreta um protótipo programável, cuja programação não fica somente no mundo virtual, mas as implementa em ações reais e objetivas. O trabalho aponta atividades com potencial para capacitar e desenvolver habilidades de raciocínio, programação e manipulação do mundo concreto.
Abstract: This paper presents the development of a simple experimental electromechanical prototype, which is assembled using components that can be found at low cost or reusing some recyclable materials, and with an Arduino board, using Scratch block programming language. The goal is to assist in the process of developing logical thinking in an interactive and attractive way, creatint a real and concrete programmable prototype, whose programming is not only in the virtual world, but is implemented in real world. The work points out activities with potential to enable and develop thinking skills, programming and manipulation of the concrete world.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13997
Aparece nas coleções:FB - Licenciatura em Informática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FB_COLIN_2019_2_02.pdf8,49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.