Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15308
Título: Análise de dissertações de mestrado profissional sobre o uso de smartphones em aulas de matemática com auxílio do software Atlas.ti
Título(s) alternativo(s): Analysis of professional master's dissertations on the use of smartphones in math classes with the help of Atlas.ti software
Autor(es): Elias, Ana Paula de Andrade Janz
Orientador(es): Motta, Marcelo Souza
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Smartphones
Pesquisa - Brasil
Aplicativos móveis
Mathematics - Study and teaching
Research - Brasil
Mobile apps
Data do documento: 11-Set-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: ELIAS, Ana Paula de Andrade Janz Elias. Análise de dissertações de mestrado profissional sobre o uso de smartphones em aulas de matemática com auxílio do software Atlas.ti. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Inovação e Tecnologias na Educação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi identificar os caminhos percorridos pelas pesquisas brasileiras de programas de pós-graduação stricto sensu, mas especificamente de mestrado profissional, sobre a utilização de aparelhos smartphones no contexto das aulas de matemática. Estes aparelhos estão presentes no cotidiano de grande parte dos estudantes da atualidade e com isto, a inserção deles no contexto educacional pode ser viável. Neste viés, realizamos uma revisão sistemática. Usamos em nossa busca o Banco de Teses e Dissertações da Capes. Após algumas exclusões, 15 dissertações foram selecionadas para análise. Utilizamos como suporte o software Atlas.ti. Percebemos que um grande percentual dos textos analisados traz como recurso para o uso de smartphones diferentes aplicativos e ainda, comentam sobre as possibilidades de uso destes aparelhos nas aulas de matemática. Após o processo de investigação, tivemos a possibilidade de entender parte do cenário das pesquisas brasileiras em relação as aulas de matemática e o uso de smartphones. Percebemos que ainda existem lacunas, que podem ser investigadas por diferentes pesquisadores, sobre o uso destes aparelhos dentro das instituições de ensino.
Abstract: The main objective of this work was to identify the ways covered by the Brazilian researches in stricto sensu postgraduate programs, but specifically, professional masters courses, on the use of smartphones in the context of math classes. These devices are present in the daily life of most of the students, resulting the insertion of them in the educational context can be viable. In this sense, we performed a systematic review. We used in our search the Bank of Thesis and Dissertations of brazilian postgraduate authority Capes. After some exclusions, 15 dissertations were selected for investigation. We use Atlas.ti software as support and also noticed that a large percentage of texts analyzed brings as resource for the use of smartphones different applications and also comment on the possibilities of using these devices in math classes. After the investigation process, we had the possibility to understand part of the Brazilian research scenario regarding math classes associated with the use of smartphones. We noticed that there are some frontiers, which can be investigated by different researchers, about the use of these devices within educational institutions.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15308
Aparece nas coleções:CT - Inovação e Tecnologias na Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_INTEDUC_I_2019_05.pdf628,74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.