Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15320
Título: Usando um aplicativo que monitora corridas de rua para o estudo da cinemática
Título(s) alternativo(s): Using an app that monitors street running for the study of kinematics
Autor(es): Venancio, Bruno Felipe
Orientador(es): Motta, Marcelo Souza
Palavras-chave: Aplicativos móveis
Aprendizagem
Cinemática
Tecnologia da informação
Mobile apps
Learning
Kinematics
Information technology
Data do documento: 11-Set-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: VENANCIO, Bruno Felipe. Usando um aplicativo que monitora corridas de rua para o estudo da cinemática. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: As Tecnologias da Informação e Comunicação são recursos que apresentam um grande potencial para serem empregas no processo de ensino e aprendizagem. A utilização dessas ferramenta tecnológicas contemporâneas em sala de aula pode aproximar o estudante de situações de seu cotidiano, em especial nas aulas de Física, cujos conteúdos por muitas vezes se tornam abstratos sem conexão com a realidade. Um exemplo deste contexto é a cinemática, que normalmente é abordada no primeiro ano do ensino médio. Por exemplo, no estudo dos movimentos, os móveis (pessoas, carros, aviões, planetas, entre outros), em geral, são modelados como partículas pontuais, tornando o assunto abstrato e longe da realidade. O objetivo desta monografia é apresentar a elaboração de um recurso didático para o estudo da cinemática, baseado na análise de dados obtidos do aplicativo para smartphone conhecido como Strava, que monitora corridas de rua. Este recurso didático é uma alternativa de aproximar este tema ao dia a dia dos alunos, mostrando as possibilidades do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no meio educacional.
Abstract: Information and Communication Technologies are resources that have great potential to be used in the teaching and learning process. The use of these contemporary technological tools in the classroom can nearing the student to everyday situations, especially in physics lectures, whose contents often become abstract without connection to reality. An example of this context is the kinematics, which is studied in the first year of high school. Thus in the study of the moviments, objects (people, cars, planes, planets, among others), in general, are modeled as ponctual particles, making the kinematics abstract and far from reality. The objective of this monograph is to present the elaboration of a didactic resource for the study of kinematics based on the analysis of data from the smartphone application known as Strava, which monitors street races. This didactic resource is an alternative to nearing this theme to everyday life of students, showing the possibilities of using Information and Communication Technologies in the educational environment.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15320
Aparece nas coleções:CT - Inovação e Tecnologias na Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_INTEDUC_I_2019_10.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
2,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir Solicitar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.