Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15349
Título: O processo formativo de professores imigrantes e digitais
Título(s) alternativo(s): The formative process of digital immigrant teachers
Autor(es): Hutner, Mary Lane
Orientador(es): Liao, Tarliz
Palavras-chave: Professores - Formação
Tecnologias da informação e comunicação
Letramento digital
Teachers, Training of
Information and Communication Technology
Computer literacy
Data do documento: 19-Ago-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: HUTNER, Mary Lane. O processo formativo de professores imigrantes e digitais. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: A partir da análise de dados extraídos da pesquisa do Comitê Gestor da Internet do Brasil realizada em 2017, este Trabalho de Conclusão de Curso – TCC evidencia a importância do uso das tecnologias digitais de informação e comunicação no processo formativo dos professores imigrantes digitais no ambiente escolar. O texto demonstra a importância da formação dos professores imigrantes digitais no sentido de melhorar as práticas pedagógicas que permitam aos alunos Nativos Digitais interessarem-se e envolverem-se na apropriação do conhecimento, percebendo seu valor para a compreensão do mundo, bem como fazerem uso social, político e cultural do saber, com vistas a uma vida digna e participativa na sociedade. O trabalho traz ainda uma reflexão sobre onde é necessário criar condições para o desenvolvimento de ações que tornem os atuais professores protagonistas do processo de ensino e aprendizagem, a partir da inserção das tecnologias no ambiente escolar, considerando a intencionalidade pedagógica e formativa e as novas formas de aprender da atual geração.
Abstract: This work presents the importance of the digital immigrant teachers’ training process for the use of digital information and communication technologies in the school environment, based on the analysis of data taken from the research conducted by the brazilian internet steering committee in 2017. The text presents the importance of the training of digital immigrant teachers in order to improve pedagogical practices that allow digital natives students to become interested in and become involved in the appropriation of knowledge, to realize its importance for understanding the world, and making use of it in a social, political and cultural way, with a view to a dignified and participative life in society. It is necessary to create conditions for the development of actions that make the present teachers protagonists of the teaching and learning process, from the insertion of the technologies in the school environment, considering pedagogical and formative intentionality and the new ways of learning of the current generation.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15349
Aparece nas coleções:CT - Inovação e Tecnologias na Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_INTEDUC_I_2019_38.pdf925,51 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.