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Título: Análise dos gêneros literários em materiais didáticos de língua inglesa do 9° ano do ensino fundamental, para formação do aluno leitor
Autor(es): Meros, Thalita Rodrigues de Andrade
Orientador(es): Pazello, Elizabeth
Palavras-chave: Leitura - Estudo e ensino
Livros didáticos - Análise
Língua inglesa - Estudo e ensino
Textos - Interpretação
Reading - Study and teaching
Textbooks - Analysis
English language - Study and teaching
Texts - Interpretation
Data do documento: 21-Dez-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: MEROS, Thalita Rodrigues de Andrade Meros. Análise dos gêneros literários em materiais didáticos de língua inglesa do 9° ano do ensino fundamental, para formação do aluno leitor. 2017. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
Resumo: Trabalhar com textos e exercícios do material didático em sala de aula é tarefa rotineira para professores da rede pública ou particular. É exatamente por esse motivo que os materiais devem ser de qualidade, contextualizados e com propostas de atividades que agucem nos alunos a vontade de se tornarem leitores, capazes de compreender textos com autonomia. Os alunos devem reconhecer os gêneros textuais e refletir sobre o conteúdo textual a partir de agentes internos e externos ao texto, conforme apontado pela teoria interacionista Bakhtiniana, que visa à compreensão textual como colaborativa entre autor-texto-leitor. Também os PCNs de Língua Inglesa se fundamentam nessa teoria, a qual aponta que o ato de ler consiste em produzir sentidos. Entretanto, autores como Lajolo, Micheletti, Quevedo e Marcuschi apontam que não é esse o quadro que aparece em muitos materiais didáticos, pois os textos se encontram descontextualizados e com exercícios que pouco auxiliam na compreensão textual e geram barreiras para o aluno em seu percurso de formação como leitor de textos em inglês. Todavia, o esperado é que o livro didático contribua efetivamente como um intermediador na formação do leitor autônomo no aprendizado da língua estrangeira. É por esse motivo que o presente trabalho investigou em uma amostra de três livros didáticos, elaborados para o 9º ano do ensino fundamental, quais eram os gêneros textuais mais frequentes em tais livros; quais as formas de introdução do gênero; quais as questões de compreensão textual sugeridas. A análise incidiu sobre os seguintes materiais didáticos: “Time to share” : Inglês: ensino fundamental/ 9°ano,Saraiva, 2015; “TEAM UP” :Anos finais do ensino fundamental/ 9°ano, Macmillian, 2015 e “ Vontade de saber inglês” / 9°ano, FTD, 2012. O principal objetivo foi investigar se esses materiais didáticos de Língua Inglesa, elaborados para o 9°ano, oferecem ao aluno condições reais de torná-lo um leitor em língua inglesa, para que possa fazer uma compreensão textual de forma reflexiva e autônoma, e não ser apenas um identificador ou classificador de códigos. Para isto foi utilizada a tabela de classificação das questões de MARCUSCHI e a verificação dos gêneros textuais em consonância com a faixa etária, a realidade dos alunos e a organização do material didático, verificando-se com isto que a grande maioria dos materiais possui ótimos textos; no entanto, as perguntas nem sempre são tão favoráveis à formação do leitor ativo.
Abstract: Working with didactic material's texts and exercises is a routine task for public or private teachers. And exactly for this reason that materials must be of quality, contextualized and with proposals of activities that excite in students the will to become readers, able to understand texts autonomously. Students should recognize the textual genres and reflect on the textual content from internal and external agents to the text, as pointed out by the Bakhtinian interactionist theory, which aims at textual comprehension as a collaboration between author-text-reader. Also, the English language PCNs are based on this theory, which points out that the act of reading consists in producing senses. However, authors such as Lajolo, Micheletti, Quevedo and Marcuschi point out that this is not the framework that appears in many didactic materials, since the texts are decontextualized and with exercises that give little help in textual comprehension and generate barriers for the student in his formation course as an English language reader. However, it is expected that the textbook will effectively contribute as an intermediary in the formation of the autonomous reader in the foreign language learning. It is for this reason that the present work investigated in a sample of three didactic books, elaborated for the ninth grade of elementary school, which were the most frequent textual genre;; what forms of introducing the genre were used; which were the questions of textual comprehension suggested. The analysis focused on the following didactic materials:“Time to share”: Inglês: ensino fundamental/ 9°ano,Saraiva, 2015; “TEAM UP” :Anos finais do ensino fundamental/ 9°ano, Macmillian, 2015 e “ Vontade de saber inglês” / 9°ano, FTD, 2012. The main objective was to investigate whether these English-language didactic materials, prepared for the ninth grade, offer the student real conditions to make him a reader in English, so that he can make a textual comprehension in a reflexive and autonomous way, and not only be a code identifier or classifier. For this purpose, the questions classification table proposed by MARCUSCHI was used and the textual genres were analyzed in consonance with the age group, the reality of the students and the organization in the didactic material. This verification revealed that the great majority of the materials has great texts, however the questions are not always so favorable to the training of the active reader.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15482
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