Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16868
Título: Análise da produção escrita de problemas não rotineiros de matemática
Autor(es): Antunes, Tiago Ponciano
Orientador(es): Dalto, Jader Otavio
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Avaliação
Escrita - Identificação
Mathematics - Study and teaching
Evaluation
Writing - Identification
Data do documento: 2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Cornelio Procopio
Referência: ANTUNES, Tiago Ponciano. Análise da produção escrita de problemas não rotineiros de matemática. 2015. Trabalho de Conclusão de Conclusão (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2015.
Resumo: A proposta deste trabalho é fazer uma análise da produção escrita de problemas não rotineiros de matemática de alunos do Ensino Médio de uma escola do município de Santa Mariana utilizando uma prova escrita com questões do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos). Pretende-se com este trabalho responder a questões como: como podemos utilizar os registros produzidos pelos alunos ao resolverem problemas não rotineiros de matemática, a fim de se verificar os aspectos mais importantes do processo de resolução destes problemas e das dificuldades e erros cometidos? Quais são as estratégias para a resolução dos problemas não rotineiros? Quais os erros mais frequentes? A metodologia deste trabalho foi a metodologia qualitativa, pois busca compreender a realidade, levando em conta a relação e a interação cotidiana em que o pesquisador se baseia na interpretação para a compreensão dos fenômenos expostos por todos os participantes. Considerando as semelhanças entre as produções, as provas foram agrupadas por procedimentos de resolução. Com isso, foi possível identificar algumas características das produções dos alunos. Este trabalho mostra que é possível utilizar-se da produção escrita dos alunos como prática de investigação a fim de identificar dificuldades dos alunos em relação a problemas não rotineiros de matemática.
Abstract: The purpose of this study is to analyze the written production of non-routine problems high school students math of a municipal school of Santa Mariana using a written test with questions from PISA (Programme for International Student Assessment). The aim of this work answer questions such as: how can we use the records produced by the students to solve non-routine problems of mathematics, in order to check the most important aspects of the resolution process of these problems and the difficulties and mistakes? What are the strategies to solve non-routine problems? What are the most common errors? The methodology of this study was qualitative methodology, it seeks to understand the reality, taking into account the relationship and everyday interaction in which the researcher is based on the interpretation to understand the phenomena displayed by all participants. Considering the similarities between the productions, the tests were grouped by resolution procedures. Thus, it was possible to identify some characteristics of student productions. This work shows that it is possible to use the written production of students as practical research in order to identify students' difficulties in relation to non-routine math problems.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16868
Aparece nas coleções:CP - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CP_DAMAT_2015_02_05.pdf4,29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.