Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3102
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilveira, Flavia Renata Cantuario da-
dc.date.accessioned2015-03-04T17:07:52Z-
dc.date.issued2014-08-19-
dc.identifier.citationSILVEIRA, Flavia Renata Cantuario da. Grandes poderes, grandes responsabilidades: o ensino-aprendizagem de inglês por meio de histórias em quadrinhos para alunos com altas habilidades/superdotação no ensino público. 2014. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3102-
dc.description.abstractThe teaching of English in public schools is often understood, by local communities, as presenting low quality material and being unable to provide an effective learning environment for students, which can create a certain resistance among them. This situation persists even if students show evidence or characteristics of High Abilities/ Giftedness. These students usually take the initiative to seek knowledge and information on their own and, as a consequence, end up learning a foreign language alone or out of the school environment. Such attitudes are often reflected in the classroom, where teachers are sometimes assertively inquired upon by these students and can create disturbances with other classmates. Based on such context, this research/study aims to think about the teaching of English for High Ability / Gifted students (HA/G) through comics (comics). This genre appeals to students and provides learning opportunities by challenging them to enhance their social and learning skills. As a theoretical background, this study is based upon Renzulli (1999), Gardner (1995) and Ramos (2010), and well as the National Curricular Parameters (PCN) and the National Curriculum Guidelines (OCN).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectInterlíngua (Aprendizagem de línguas)pt_BR
dc.subjectAquisição de linguagempt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectSuperdotadospt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhos na educaçãopt_BR
dc.subjectInterlanguage (Language learning)pt_BR
dc.subjectLanguage acquisitionpt_BR
dc.subjectEnglish language - Study and teachingpt_BR
dc.subjectGifted personspt_BR
dc.subjectComic books, strips, etc., in educationpt_BR
dc.titleGrandes poderes, grandes responsabilidades: o ensino-aprendizagem de inglês por meio de histórias em quadrinhos para alunos com altas habilidades/superdotação no ensino públicopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO ensino de língua inglesa na rede pública de ensino é geralmente compreendido pela comunidade escolar como sendo um ensino sem qualidade e incapaz de proporcionar um aprendizado efetivo aos alunos, gerando certa resistência por parte desses quanto ao aprendizado da língua. Esse fato ocorre inclusive com alunos que apresentam Altas Habilidades/Superdotação, pois como têm iniciativa própria para buscar conhecimentos acabam aprendendo uma língua estrangeira sozinhos ou fora do ambiente escolar. Tal comportamento acaba, por vezes, sendo refletido em sala, seja no questionamento negativo ao professor ou criando tumultos durante a aula. Assim, o presente trabalho tem como finalidade a reflexão do ensino de língua inglesa para alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) por meio de histórias em quadrinhos (HQs), visto que essa leitura agrada os estudantes e proporciona inúmeras possibilidades de trabalho, desafiando-os no processo ensino- aprendizagem. Nesse sentido, as teorias de Renzulli (2004), Gardner (1995) e Ramos (2010), além dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e Orientações Curriculares Nacionais (OCN), sustentam a fundamentação teórica desta pesquisa.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Polchlopek, Silvana Ayub-
dc.contributor.advisor-co1Sakaguti, Paula Mitsuyo Yamasaki-
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Comunicação e Expressão; Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.subject.cnpqLicenciatura em Letraspt_BR
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COLET_2014_1_12.pdf20,16 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.