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Título: Investigando a instrução explícita de pronúncia em livro didático de português como língua estrangeira publicado na Alemanha
Autor(es): Ferreira, Rayza Costa
Orientador(es): Becker, Marcia Regina
Palavras-chave: Livros didáticos
Linguagem e línguas - Pronúncia
Interlíngua (Aprendizagem de línguas)
Textbooks
Language and languages - Pronunciation
Interlanguage (Language learning)
Data do documento: 22-Ago-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: FERREIRA, Rayza Costa. Investigando a instrução explícita de pronúncia em livro didático de português como língua estrangeira publicado na Alemanha. 2014. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: Acreditando na necessidade de pesquisas voltadas ao ensino de português além das fronteiras territoriais do Brasil, isto é, como língua não vernácula, este trabalho reporta os resultados de uma pesquisa feita com estudantes de português brasileiro (PB) de uma escola de nível médio da cidade de Mettingen, Alemanha, para se verificar quais eram as maiores dificuldades que apresentavam em relação ao seu aprendizado de PB. Para isso, foi aprimorado um questionário a partir do que já havia sido utilizado nos cursos de PFOL da UTPFR e enviado a 15 estudantes. Das 12 respostas obtidas, dificuldades com pronúncia foram reportadas por 58% dos informantes, o que nos levou à análise do livro didático utilizado pela escola no ensino do PB (Oi, Brasil!), para verificar como a pronúncia era aí abordada. Buscamos na literatura questões voltadas a material didático e, especificamente, questões relativas ao ensino de pronúncia, focando nos aspectos segmentais antes da realização da análise. Esta análise constatou a existência de pouquíssimos exercícios voltados para a instrução explícita de pronúncia, o que indica a necessidade de uma atuação mais intensa do professor neste quesito.
Abstract: Believing in the need of researches dedicated to the teaching of Portuguese beyond the territorial boundaries of this country, this work reports the results found on a research made with students of brasilian portuguese (PB) of a high school level institution in the city of Mettingen, Germany, to verify which were the biggest difficulties that related to the learning process of PB. For that intent, the adaptation of a questionnaire was made from another material which has been used in the courses of PFOL of the UTFPR, and was sent to 15 students. From the 12 received responses, difficulties with pronunciation were reported by 58% of the informants, fact that led us to analyse the student‟s book used by the school to teach PB (Oi, Brasil!) to verify the ways in which the pronunciation was approached. Literature was researched relative to the constitution of classroom material and, more specifically, related to the teaching of pronunciation, focusing in the segmental aspects prior to the analysis. The analysis evidenced the existence of few exercises that focused on the explicit pronunciation instruction, fact that indicated the need of a more active presence of the teacher in this matter.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3113
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