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Título: Protótipo de software educacional para resolução de exercícios em ambiente gamificado
Título(s) alternativo(s): Educational Software Prototype for Educational Exercise Resolution in Gamified Environment
Autor(es): Michels, Anderson Luiz
Orientador(es): Tenório, Marcos Mincov
Palavras-chave: Educação
Software educacional - Jogos para computador
Motivação na educação
Aprendizagem por atividades
Education
Educational software - Computer games
Motivation in education
Active learning
Data do documento: 14-Jun-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Francisco Beltrao
Referência: MICHELS, Anderson Luiz. Protótipo de software educacional para resolução de exercícios em ambiente gamificado. 2017. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2017.
Resumo: Este trabalho consiste na apresentação de um modelo de software educacional (SE) que aponte estratégias didáticas para engajar e motivar alunos na realização de atividades educacionais. O desenvolvimento do modelo centrou-se na criação de um sistema de atividades, direcionado para a resolução de exercícios. O referido sistema diz respeito a um esquema genérico de perguntas e respostas sobre os conteúdos pedagógicos de uma disciplina qualquer. Para o entendimento de questões específicas e relevantes para o desenvolvimento do trabalho, abordou-se conceitos sobre comportamento humano, motivação, engajamento, aprendizagem, mediação pedagógica, didática, software educacional, gamificação, design de software e desenvolvimento de software. Com base nos conceitos e estudos sobre gamificação, aplicou-se, na criação do modelo do SE, elementos e técnicas associadas à motivação e engajamento. O desenvolvimento do trabalho teve como resultado a apresentação de um protótipo do sistema gamificado de atividades educacionais.
Abstract: The object of this work is to present a model of an educational software (ES) that may point towards teaching strategies in order to engage and motivate students in educational activities. The development of the model was centered on the creation of a system of activities, focused on the resolution of pedagogical exercises. The referred system concerns a generic scheme of questions and answers about pedagogical content of a given school discipline. In order to understand specific and relevant matters for the development of the work, we approached concepts over human behavior, motivation, engagement, learning, pedagogical mediation, didactics, educational software, gamification, software development and software design. Based on gamification studies and concepts, we applied elements and techniques associated with human engagement and motivation in order to create the ES model. This work resulted on the presentation of a prototype of the gamified system of educational activities.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7597
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