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Título: Análise da eficiência de movimentação de carga a granel sólido no corredor de exportação do porto de Paranaguá: uma aplicação da metodologia análise envoltória de dados
Título(s) alternativo(s): Analysis of the solid bulk cargo handling efficiency in the port of Paranaguá export corridor (Brazil): an application of data envelopment analysis
Autor(es): Roque, Thais Silva
Orientador(es): Kachba, Yslene Rocha
Palavras-chave: Portos
Cargas e descargas
Exportação
Análise de envoltória de dados
Harbors
Loading and unloading
Exports
Data envelopment analysis
Data do documento: 1-Nov-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Referência: ROQUE, Thais Silva. Análise da eficiência de movimentação de carga a granel sólido no corredor de exportação do porto de Paranaguá: uma aplicação da metodologia análise envoltória de dados. 2016. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2016.
Resumo: O transporte marítimo é o principal facilitador do comércio internacional de mercadorias. Visando a realização dessa atividade de forma eficaz, os portos são elementos fundamentais na distribuição de carga, impactando diretamente na estratégia de desenvolvimento e competitividade de um país. Para mensurar a eficiência de modo geral, faz-se necessário o controle de indicadores e, no cenário portuário, não é diferente. A análise de indicadores atua como base para tomada de decisões a respeito de realocações de recursos e necessidade de maiores investimentos. Nesse contexto, o objetivo principal desse trabalho é mensurar a eficiência portuária em relação à movimentação de carga a granel sólido nos berços que compõem o corredor de exportação do porto de Paranaguá (PR). Para atingir o objetivo proposto, foi utilizada a metodologia Análise Envoltória de Dados, aplicada a um software. Foi observado que a eficiência média dos três berços do corredor de exportação é de setenta por cento, com destaque para o berço denominado 213, que possui eficiência aproximada de oitenta e três por cento. Entretanto, não podemos afirmar que um dos berços é “eficiente”, pois ainda há oportunidades de melhoria.
Abstract: Maritime transportation is one of the main factors for allowing international trade. In order to this activity to succeed, ports are the key elements in the distribution of goods, aligned with each country’s strategy of development and competitiveness. With the purpose of measuring efficiency, it is necessary to keep strong control of many indicators; in ports operations there is no difference. The analysis of such indicators gives support for the decision making process related to reallocation of resources and needs of higher investments. In this scenario, this paper focuses on measuring the efficiency of the berths that are part of the export corridor of port of Paranagua (Brazil). Data Envelopment Analysis was a support tool to achieve the objective. As a result, the total efficiency of the three berth in the export corridor was approximately of seventy per cent, and the berth named as 213 was the one with the best result: eighty-three per cent of efficiency. However, it is wrong to affirm that one of the berths is “efficiency”, since there is still opportunities for improvements.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7758
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