Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9410
Título: Desenvolvimento de um fornecedor para o corpo forjado de uma bomba injetora diesel
Título(s) alternativo(s): Development of a forged body supllier for a diesel pump injactor
Autor(es): Messias, Alex
Soto, Victor Patricio Duarte
Orientador(es): Villanova, Rodrigo Lupinacci
Palavras-chave: Bombas hidráulicas
Máquinas hidráulicas
Forjamento
Automóveis - Motores - Sistemas de injeção eletrônica de combustível
Engenharia mecânica
Pumping machinery
Hydraulic machinery
Forging
Automobiles - Motors - Electronic fuel injection systems
Mechanical engineering
Data do documento: 11-Nov-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: MESSIAS, Alex; SOTO, Victor Patricio Duarte. Desenvolvimento de um fornecedor para o corpo forjado de uma bomba injetora diesel. 2016. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
Resumo: Em razão da desvantajosa dependência da utilização de um único fornecedor, o trabalho tem por objetivo retratar, de forma acadêmica, o desenvolvimento de um fornecedor alternativo de componentes automotivos para a produção de um componente forjado de uma bomba injetora diesel UP. Diante deste quadro e tomando por base a literatura técnica, elaborou-se um processo de fabricação mais enxuto e viável economicamente a ser utilizado pelo fornecedor alternativo. A fim de bem delinear a metodologia empregada, o presente trabalho foi dividido em dois módulos, quais sejam a definição de um novo fornecedor, bem como a implementação do processo de laminação em rolos ao invés do forjamento em matriz aberta. Sequencialmente, o novo fluxo produtivo foi validado técnica e economicamente, por meio da aprovação do PPAP (Processo de Aprovação de Peças de Produção), do teste de pulsação hidráulica de alta pressão e da análise de custos do componente forjado do novo fornecedor. Além de reduzir a dependência entre cliente e fornecedor, o PPAP foi aprovado sem quaisquer restrições e o resultado do teste de pulsação hidráulica de alta pressão, se comparados ao histórico de amostras do Fornecedor A, apresentou uma pressão de trabalho permissível máxima ainda maior.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9410
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_DAMEC_2016_2s_21.pdf2,35 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.