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Título: Interações de influenciadoras digitais, seguidores e empresas parceiras do setor de moda no estado do Paraná (Brasil)
Título(s) alternativo(s): Interactions of digital influencers, followers and partner companies of the fashion sector in the state of Paraná (Brazil)
Autor(es): Bresulin, Letícia
Orientador(es): Gonçalves, Paulo Jorge Pinheiro
Palavras-chave: Marketing
Anúncios - Marca de produtos
Marketing na Internet
Mídia digital
Advertising - Brand name products
Internet marketing
Digital media
Data do documento: 13-Dez-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Referência: BRESULIN, Letícia. Interações de influenciadoras digitais, seguidores e empresas parceiras do setor de moda no estado do Paraná (Brasil). 2017. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017.
Resumo: O marketing é fundamental para o desenvolvimento de estratégias e ações para o mercado consumidor. Numa sociedade em constante mudança, como a de hoje, os canais de comunicação e de relacionamento, em especial, as redes sociais (como os blogs, Instagram, Facebook, entre outros), são meios determinantes na construção de relacionamentos. Neste cenário, é fundamental o papel exercido na economia por certos players e stakeholders, como os blogueiros (as), ou, ainda, chamados de influenciadores digitais, no âmbito da construção e (processo de) influência do (s) publico (s) alvo. Dada a relevância da moda, como ato de consumo e o seu peso na atividade econômica, o objetivo deste trabalho, de acordo com uma metodologia qualitativa, é analisar uma rede de relacionamento dos (as) influenciadores digitais, perante suas empresas parceiras e os (as) seguidores (as) nas redes sociais, perante a disseminação de ações de marketing digital do mercado de moda no estado do Paraná (Brasil). Os (as) influenciadores digitais são, atualmente, vistos como um meio de divulgação de produtos, sendo, ou não, fonte de patrocínio das empresas, estabelecendo uma ligação entre as organizações, os próprios influenciadores e seus seguidores, que se podem tornar consumidores e fãs.
Abstract: Marketing is essential for the development of strategies and actions for the consumer market. In a society in constant change, as of today, the channels of communication and relationship, in particular, social networks (such as blogs, Instagram, Facebook, among others), are factors in the construction of relationships Given the relevance of fashion, as an act of consumption and its weight in economic activity, the objective of this work, according to a qualitative methodology, is to analyze a network of relationships of (the) digital influencers, before its partner companies and (the) followers (the) on social networks, given the spread of digital marketing activities of the fashion market in the state of Paraná (Brazil). (The) digital influencers are, currently, seen as a means of dissemination of products, being, or not, the source of sponsorship from companies, establishing a link between the organizations, their influencers and his followers, which may become consumers and fans.
Descrição: O presente trabalho é resultado de um convênio de dupla diplomação com a INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO DO PORTO
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9496
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